225 milhões de litros: Lwart registra maior volume de coleta de óleo lubrificante usado da história
Desempenho logístico da empresa é responsável por 37% dos 600 milhões de litros do resíduo coletado em todo o país em 2024, o que mantém a Lwart como líder nacional no segmento

A Lwart Soluções Ambientais, líder nacional em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), atingiu em 2024 mais um marco histórico em sua trajetória: 225 milhões de litros coletados ao longo do ano, o maior volume já registrado pela companhia. O recorde também foi quebrado em um único mês, com 21 milhões de litros recolhidos, consolidando o avanço da Lwart na logística reversa e sua importância para a economia circular no Brasil, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024 publicado pela companhia neste mês.
Presente em todos os estados brasileiros e com a maior cobertura logística do setor, a Lwart atendeu, somente no ano passado, mais de 93 mil clientes, de oficinas mecânicas a grandes indústrias. Com isso, a empresa reafirma seu papel estratégico na gestão ambiental do OLUC, resíduo classificado como perigoso e que, quando descartado de forma incorreta, pode contaminar solo, água e ar.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 também aponta que no ano passado foram comercializados aproximadamente 1,4 bilhão de litros de óleo lubrificante no Brasil, segundo dados da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Deste volume, cerca de 26% são dispensados de coleta por não serem passíveis de coleta, como os óleos de pulverização agrícola e óleos isolantes. Desconsiderando essa parcela, a estima-se que 600 milhões de litros de OLUC foram efetivamente coletados no país, equivalentes a 56% do volume com potencial de rerrefino. A meta nacional era de 48,3%, e a Lwart respondeu por impressionantes 37% de todo o volume coletado no Brasil.
Para João Vianney, Diretor de Coleta da Lwart Soluções Ambientais, o resultado de 2024 é fruto de um trabalho contínuo de investimento em estrutura, inovação e parceria com os geradores. “Esse desempenho histórico reforça nosso compromisso com a destinação ambientalmente correta do OLUC. Temos ampliado ano a ano a nossa capilaridade e a eficiência da operação, o que nos permite chegar a locais cada vez mais distantes, instalando novas filiais como bases de coleta e atender melhor nossos clientes. Estamos prontos para crescer ainda mais com a expansão do nosso parque industrial em Lençóis Paulista”, afirma o executivo.
A Lwart está em processo de expansão da sua planta de rerrefino. A ampliação de seu parque indústria em Lençóis Paulista (SP), cuja conclusão está prevista para ser inaugurada em 2026 ano que também marca os 50 anos da empresa, elevará a capacidade de processamento em 60%, tornando a companhia a segunda maior rerrefinadora de óleo básico Grupo II do mundo, tipo de óleo de alta performance que ainda exige importações para suprir a demanda nacional.
Todos os detalhes da operação de coleta, metas alcançadas e compromissos socioambientais da Lwart estão no Relatório de Sustentabilidade 2024, disponível em: https://relatorios.lwart.com.