3ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias chega ao fim em Salvador
Raul Jungmann e outras personalidades foram homenageadas no último dia do evento.
Após um dia inteiro de discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento, a 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, considerada o principal fórum do Brasil para discutir os rumos da Amazônia e seus modelos de desenvolvimento mais inovadores e éticos, chegou ao fim na última sexta-feira (31), no Centro de Convenções Salvador. Para encerrar o evento, um painel composto pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e pela ex-ministra do Meio Ambiente, co-presidente do IRP-UNEP e membro do Conselho Econômico e Social da ONU, Izabella Teixeira, resumiu os principais pontos discutidos durante os dois dias.
“Discutir temas do futuro é absolutamente fundamental para que o Brasil construa um novo caminho. E, para isso, é muito importante que a gente fale da mineração associada às questões ambientais e também do tema central que é a Amazônia”, enfatizou Jungmann durante seu discurso de encerramento. Com lideranças globais presentes, a conferência discutiu temas como mineração de baixo impacto, financiamento de carbono, bioeconomia, economias regenerativas e integração entre territórios amazônicos. Esse encontro ganhou ainda mais relevância em 2025, ano em que a Amazônia estará no centro da agenda ambiental global, com a realização da COP30 em Belém, na próxima semana.

Izabella Teixeira e Raul Jungmann – crédito: divulgação
Homenagens
Raul Jungmann fez uma homenagem às pessoas que cuidam da Amazônia e entregou placas de homenagem à Neidinha Suruí, ativista ambiental e indigenista brasileira, fundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que luta há décadas pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção da Amazônia; à Dona Nena, líder comunitária, empreendedora e produtora rural da Ilha do Combu, em Belém do Pará; e ao general Ricardo Costa Neves. Ao final, Jungmann também foi homenageado pela ex-ministra Izabella Teixeira. “Precisamos superar essa polarização que nos divide e nos obriga a ser a favor ou contra. Por isso, criamos espaços onde todas as vozes podem ser ouvidas. A saída é a união de todas as frentes”, destacou Raul.

Homenagens durante o evento – crédito: divulgação
Patrocinadores
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias conta com o patrocínio na categoria Master da BHP, Hydro e Vale; na categoria Cota 2, da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e do Governo da Bahia; na categoria cota 3, Itaú, e na Cota 4, Alcoa. Também recebe o apoio da Concertação pela Amazônia, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e Instituto Arapyaú. A Rede Bahia é a media partner da Conferência.

									 
					




