85% das propriedades de grãos no Centro-Oeste têm perfis financeiros ou socioambientais regulares para financiamentos em conformidade o MCR, diz Serasa Experian
- Apenas 15% dos imóveis de soja e milho possui risco financeiro e socioambiental para investimentos
- Estudo analisa perfil de propriedades da principal região do país no plantio de milho e soja para mapear seu potencial financeiro e socioambiental
- Exigências do Manual de Crédito Rural (MCR) podem ampliar crédito sustentável
Dados proprietários e inéditos da Serasa Experian revelam o potencial financeiro e socioambiental do plantio de soja e milho no Centro-Oeste, um dos principais produtores dos grãos no país. De acordo com a datatech, o estudo evidenciou um cenário positivo, pois 85% da base de imóveis analisada está em conformidade com as exigências socioambientais definidas no Manual de Crédito Rural (MCR), ou seja, não possuem impedimentos como embargos ambientais, trabalho escravo, sobreposição com terras indígenas ou quilombolas e unidades de conservação, além de possuir baixo risco de inadimplência.
O head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, comenta que “as imagens de satélite e de dados geográficos usados para analisar propriedades rurais revelam a maturidade socioambiental dos plantios. Nesse sentido, avaliar os impeditivos para concessão de crédito rural, como a sobreposição com florestas públicas tipo B e o histórico de alterações no perímetro do CAR, reforça a importância dessa expertise, fundamental para identificar e mitigar riscos”.
Dessa forma, na região, apenas 15% das propriedades que cultivam soja e milho não estão aptas para receber financiamentos frente aos critérios do Manual de Crédito Rural (MCR) – que além de exigir um bom perfil econômico de seus demandantes, tem implementado critérios socioambientais sobre a administração do recurso financeiro feita pelos credores do agronegócio.
O levantamento considerou os perfis de crédito de possíveis demandantes da região Centro-Oeste que atuam com soja e milho. “Com essa análise integrada, entre critérios socioambientais e dados financeiros, conseguimos identificar com assertividade o potencial econômico das regiões e propriedades rurais, uma vez que os dois fatores estão atrelados”, explica Pimenta. Enquanto isso, dentro da fatia positiva de 85%, existem dois cenários: aqueles que têm baixo risco de inadimplência e sem impedimentos ou alertas socioambientais (48%) e os que exigem uma análise mais cautelosa a depender do apetite de concessão do mercado credor (37%).
Goiás e Mato Grosso do Sul têm as melhores oportunidades para financiamentos de milho e soja
Ainda de acordo com o mapeamento inédito realizado pela Serasa Experian, as Unidades Federativas (UF) de Goiás e Mato Grosso do Sul, que estão entre as maiores produtoras de milho e soja da região Centro-Oeste, têm destaque em avaliação de imóveis rurais do CAR sobre critérios do MCR para concessão de crédito. Confira na tabela abaixo os dados estaduais completos.
“Quando a força produtiva das regiões está aliada ao cumprimento dos critérios socioambientais, observamos um movimento que fortalece o acesso ao crédito rural e atrai investimentos estratégicos. Além disso, com as mudanças no MCR, essa preparação será cada vez mais crucial para manter a competitividade no campo”, finaliza o head de agronegócio da Serasa Experian.
Mapeamento municipal: Rio Verde e Dourados são ganham registram maior número de aprovação
Em um recorte mais detalhado, as informações inéditas mapeadas pela Serasa Experian também mostraram o cenário dos municípios de soja e milho. Frente aos dados, os municípios de Rio verde, em Goiás, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, registraram o maior número de propriedades aprovadas. Veja no gráfico abaixo quais os demais municípios que ofertam melhores oportunidades para investimento, estando em compliance com as práticas socioambientais previstas no MCR e mantendo boas práticas financeiras frente ao mercado:
Metodologia
A análise foi produzida a partir da intersecção de mapas de grãos proprietários da Serasa Experian, já incluindo a safra 2024/2025, com informações precisas do Agro Score referentes ao perfil de crédito da população rural, e mais de 20 bases de dados socioambientais públicos. Foram avaliados 166.159 imóveis rurais do CAR que tiveram plantios de soja ou milho nos últimos 5 anos frente aos critérios para concessão de crédito e financiamentos do Manual de Crédito Rural.