A illycaffè anuncia os finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025
Três cafeicultores brasileiros estão entre os 27 produtores de 9 países, que competem pelo título de Café Sustentável do Ano
Fazenda Nova Esperança – Leda Terezinha Castellani Pereira Lima, Fazenda Sequoia – Fazenda Sequoia Minas e Fazenda Serra de São Bento – Dimas Mendes Bastos são os representantes brasileiros
A illycaffè comemora o 10º aniversário do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, criado em memória de Ernesto Illy, filho do fundador da empresa, que homenageia mais de três décadas de colaboração virtuosa com produtores de café em todo o mundo.
Vinte e sete finalistas chegaram à fase final da décima edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. No dia 6 de novembro, eles estarão reunidos em Roma para descobrir quem será nomeado o Best of the Best e o Coffee Lovers’ Choice.
Os finalistas desta edição são provenientes do Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Eles foram selecionados ao longo do ano pelos laboratórios de qualidade da illycaffè, que analisaram amostras da safra 2024/2025 e identificaram os melhores lotes e produtores, com base em parâmetros de qualidade e nas práticas de sustentabilidade da empresa.
“O Prêmio EIICA, dedicado ao meu pai, completa dez anos. Desde o seu lançamento, no mesmo ano da Expo Milão, o mundo do café mudou profundamente. O conhecimento e a cultura do café cresceram, e a agricultura regenerativa tornou-se cada vez mais difundida. Ao mesmo tempo, porém, a crise climática afetou negativamente tanto as colheitas quanto os mercados. Acreditamos firmemente que a busca pela qualidade deve andar de mãos dadas com a busca pela sustentabilidade, criando o que chamamos de qualidade sustentável, com um sistema de produção capaz de se adaptar às mudanças climáticas. As práticas regenerativas são um exemplo: elas melhoram as colheitas, aumentam a resiliência das culturas a eventos adversos e mitigam o impacto ambiental. Com este prêmio, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que, temporada após temporada, produzem e fornecem à illy o melhor café do mundo”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè.