A Multotec aproveita a experiência com lítio enquanto se prepara para fornecer equipamentos para novos projetos na Áfric

A Multotec aproveita a experiência com lítio enquanto se prepara para fornecer equipamentos para novos projetos na África

A Multotec aproveita a experiência com lítio enquanto se prepara para fornecer equipamentos para novos projetos na África

O setor de processamento de lítio está em constante evolução e os avanços tecnológicos têm sido cruciais para moldar seu futuro. Várias empresas e organizações do setor de mineração e processamento de minerais lideraram o caminho para levar a inovação a novos patamares e transformaram o cenário da tecnologia de processamento de lítio.

Nos últimos anos, houve um aumento no número de projetos de lítio na África, pois as empresas continuam a buscar recursos alternativos de lítio, o que traz novos desafios relacionados ao processamento do lítio.

A Multotec aproveita a experiência com lítio enquanto se prepara para fornecer equipamentos para novos projetos na África

“Uma década de experiência no projeto e fornecimento de equipamentos de processamento de minerais para o setor de lítio permitiu que a Multotec fornecesse a essas novas operações soluções adequadas”, afirma Wilna Hoffmann, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Multotec.

“A Multotec aproveitou as lições aprendidas na Austrália, no Canadá e no Brasil para ajudar as empresas de engenharia com soluções de equipamentos para projetos na África, incluindo Etiópia, Namíbia e Zimbábue.”

Ela diz que a Multotec tem trabalhado com empresas de design em todo o mundo para entender a mineralogia do lítio de rocha dura, incluindo, entre outros, espodumênio, lepidolita, petalita e zinnwaldita.

“Uma década de avanços tecnológicos e ajustes no design de equipamentos no mercado de lítio nos permitiu  melhorar a eficiência do produto e a expectativa de vida do equipamento”, afirma Hoffmann.

Fornecimento de equipamento em todo o mundo

O equipamento que a Multotec fornece globalmente aos clientes do setor de lítio incluem equipamentos de separação em ciclones de meio denso, ciclones de classificação, amostradores, separadores magnéticos, peneiras estáticas, densificadores, bombas, meios de triagem e espirais para recuperação associada de tântalo.

A Multotec aproveita a experiência com lítio enquanto se prepara para fornecer equipamentos para novos projetos na África

Ela observa que a Multotec teve que otimizar o material usado para a construção de equipamentos devido às qualidades abrasivas de alguns corpos de minério de lítio de rocha dura, mas acrescenta que os avanços no processamento de minerais não se limitam aos equipamentos, mas também são moldados pela experiência obtida nesses processos.

“Trata-se de ajudar a indústria como um todo e apoiar nossos clientes a entender melhor o processo, o que por sua vez os ajuda a otimizar seus processos”, afirma ela.

Hoffmann acrescenta que a Multotec considera fundamental a colaboração e a cooperação entre países e empresas na busca de desbloquear o potencial de recursos inexplorados de lítio, explicando que o motivo é que nenhuma empresa possui toda a experiência, pois a mineralogia do lítio pode ser muito variável em diferentes regiões do mundo.

“O que temos visto é que a colaboração entre fornecedores de equipamentos, especialistas em lítio e empresas de engenharia, aquisição e construção  (AAC) tem sido excelente e resultou na execução e no comissionamento efetivos de plantas em todo o mundo”, afirma ela.

“Por exemplo, como Multotec, trabalhamos em estreitar a colaboração com nossas empresas subsidiárias, que têm uma visão de nicho sobre a purificação e secagem por centrífuga de sal de lítio.”

Trabalho de teste inicial

Hoffmann acrescenta que há maneiras específicas pelas quais as empresas podem contribuir para a otimização da extração e do processamento de lítio, incluindo a realização de testes iniciais para reduzir o risco de um projeto. Isso é altamente recomendado para corpos de minério de lítio devido à variabilidade do minério.

“Uma abordagem holística entre fornecedor, consultor e AAC sempre tem um resultado favorável para o cliente final. O fluxograma sugerido pode ser confirmado por meio de testes-piloto e otimização antes da execução em escala real do projeto.”

No entanto, ela ressalta que há vários desafios que os países e as empresas enfrentam em seus esforços para explorar recursos inexplorados de lítio e implementar tecnologias inovadoras de processamento. Um dos principais está relacionado ao tamanho do mercado e à variabilidade de preços resultante, o que significa que o momento de um projeto de lítio é mais importante do que qualquer outra coisa, pois a tecnologia já foi comprovada e bem compreendida.

“Embora os preços do lítio tenham caído, os projetos continuam em curso na África devido à procura contínua e às soluções de baixo custo e adequadas à finalidade que estão agora disponíveis. Esperamos utilizar nossa experiência no fornecimento de equipamentos em projetos adicionais de lítio na África – incluindo a África do Sul, a Congo e o Gana – em um futuro muito próximo”, afirma Hoffmann.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades