A PESCA DE PLÁSTICO, DA FPT INDUSTRIAL, RECOLHE GARRAFAS PET PARA REUTILIZAÇÃO COMUNITÁRIA EM SETE LAGOAS
Campanha mobiliza colaboradores e famílias na coleta de garrafas que serão transformadas em vassouras, estimulando a economia circular com ganhos ambientais
Em 2025, ano em que a FPT Industrial, marca powertrain do Iveco Group, celebra 25 anos de fábrica em Sete Lagoas (MG), a campanha global “A Pesca de Plástico” mobilizou colaboradores e suas famílias no recolhimento de garrafas PET para reutilização direta. Chamado de upcycling, o processo transforma resíduos em novos produtos de igual ou maior valor e prolonga a sua vida útil. Em vez de serem descartadas no meio ambiente, trituradas ou fundidas, as garrafas serão reutilizadas pela Associação dos Deficientes Visuais de Sete Lagoas (ADVISETE) para a produção de vassouras.
“A Pesca de Plástico” é realizada anualmente pela FPT Industrial e busca conscientizar as pessoas para práticas sustentáveis, atentando para as consequências ambientais causadas pelo descarte irregular. Com o envolvimento da comunidade, a iniciativa desenvolve a responsabilidade socioambiental a partir do corte das tiras das garrafas PET para formar as cerdas das vassouras. Cada uma delas substitui o uso de materiais sintéticos como nylon ou polipropileno, derivados do petróleo. A atitude amplia o impacto positivo da conservação de recursos naturais. “A garrafa vira uma vassoura que pode durar meses ou até anos. Isso retarda o ciclo de descarte e reduz a necessidade de novas reciclagens ou extrações de matéria-prima”, afirma Wilson Pereira de Almeida, presidente da ADVISETE.
Além das vassouras, a garrafas serão destinadas à confecção de outros materiais artesanais produzidos pela associação. A transformação também representa ganho social, com a criação de empregos, capacitação profissional, estimo à economia circular e solidária na comunidade.
Durante 25 dias, no mês de setembro, a campanha recolheu garrafas PET de 2 litros, 2,5 litros e 3 litros. Como resultado, os colaboradores reuniram 744 garrafas, entregues à ADVISETE na sexta-feira (26). Há mais de 30 anos, a associação desenvolve habilidades para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“Nesse ano, a campanha foi ainda mais especial, envolvendo nossas famílias e amigos na coleta de garrafas plásticas em nossos lares. O mais gratificante é sabermos que todo o material recolhido terá um destino nobre e será reaproveitado e transformado, agregando valor. Pequenas ações de cada um podem contribuir muito para onde vivemos”, comenta o coordenador de Logística da FPT Industrial, Osvaldo Silveira, que participou da ação.
Para a engenheira ambiental da FPT Industrial, Natália Lages, que liderou o projeto internamente, cada garrafa arrecadada representa uma escolha consciente e um passo coletivo em direção a um futuro mais verde e solidário. “Ao participarmos, não apenas contribuímos para a redução de resíduos plásticos no meio ambiente, como também apoiamos projetos que geram renda, dignidade e oportunidades para nossa comunidade local”, afirma.
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Jeanie França Gonçalves, gerente da planta da FPT Industrial em Sete Lagoas, reforça que “A Pesca do Plástico” representa dois compromissos fundamentais da empresa: a sustentabilidade com foco em economia circular e na responsabilidade social. “A campanha é uma forma concreta de reafirmar nosso papel como empresa cidadã, alinhada aos princípios de desenvolvimento sustentável e ao engajamento das comunidades onde atuamos”, acrescenta.