A segurança e transparência do investimento em tokens fungíveis
Anderson Nacaxe é diretor da Agrotoken no Brasil – empresa pioneira no mundo na criação de tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas
- principais diferenças entre tokens e criptomoedas;
- categorias de tokens e suas características transacionais;
- o que são token fungíveis e com lastro;
- as vantagens e a solidez do investimento em tokenização.
- Soluções que facilitam os processos no Agronegócio Brasileiro

“Sem dúvidas, o ano de 2023 será de grandes realizações para a tokenização no Brasil. O momento, porém, soa como oportunidade de investimento em diversos segmentos, como o meio agrícola. Além de liquidez, simplicidade, agilidade e transparência, o investimento em tokens é de baixo custo e traz diversas facilidades ao acesso.
Há pelo menos quatro usos para o agrotoken. Ele funciona como meio de pagamento, como uma garantia para empréstimos no meio rural, facilitando o acesso a linhas de crédito; pode agilizar o processo de revenda dos grãos, servindo como uma “representação digital” de determinada quantidade de produto; e pode ainda ser usado para prevenir variações temporais de preço, funcionando como uma espécie de “mercado do futuro” – negociando, a um valor presente, um certo percentual de uma produção futura. Mas o maior beneficiário, lembra Nacaxe, é o produtor. “A gente não nasceu para enriquecer investidores. O agrotoken foi pensado e ainda é pensado para os produtores rurais”, afirma Anderson Nacaxe, que é economista pela FEA-USP, pós-graduado em Engenharia Financeira pela FIA Business School/USP e possui MBA em Finanças pelo Instituto Insper.
A Agrotoken é a primeira empresa do mundo a criar tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas, com o objetivo de digitalizar e democratizar o agronegócio. A plataforma tecnológica promove um ecossistema simples, justo, equitativo e eficiente, que permite aos produtores rurais “transformar” sua produção em ativos digitais reais e confiáveis, habilitados para realizar diversas operações financeiras. Com tecnologia blockchain 100% digital, a startup de origem argentina acaba de realizar as primeiras tokenizações no Brasil.