ABB e LKAB têm parceria em descarbonização
Empresas querem desenvolver tecnologias de eletrificação, automação e digitalização para tornar mineração mais sustentável
A provedora de tecnologia ABB e a mineradora sueca LKAB anunciaram parceria para desenvolver tecnologias de descarbonização para mineração.
O esforço terá foco nas frentes críticas da transição energética do setor, como a substituição de diesel por eletricidade em caminhões, além da automação e digitalização da extração e do beneficiamento mineral.
Em comunicado, ABB e LKAB mencionaram a intenção de buscar soluções para a distribuição inteligente e armazenamento de energia, carregamento de baterias de veículos elétricos, otimização de ventilação subterrânea, da moagem e da flotação de minerais, processos relacionados à produtividade e a emissões de carbono.
Ainda de acordo com as empresas, a parceria vai abrir caminho para possíveis inovações em robótica avançada, para, por exemplo, automatizar a colocação de explosivos, além de soluções para movimentação de minério com içadores, todas tecnologias com as quais a ABB já tem familiaridade.
“A colaboração nos permite desenvolver e testar tecnologias em operações reais, garantindo resultados imediatos e mensuráveis”, afirmou no texto Vedrana Spudic, diretora de tecnologia para mineração da ABB Indústrias de Processos.
Vedrana, juntamente com Peter Terwiesch, presidente da divisão de automação de processos da ABB; Jan Moström, CEO da LKAB; e Jenny Greberg, vice-presidente de tecnologia da LKAB; vão liderar o comitê gestor que vai dirigir as ações da parceria.
A iniciativa é anunciada no momento que mineradoras com assento no conselho ICMM, de mineração e metais, responsáveis por ⅓ da produção global de minerais, correm para cumprir a meta de descarbonizar operações até 2050.
“A parceria com a ABB acelerará nossa jornada em direção a um futuro mais sustentável, seguro e digitalizado”, disse Jenny Greberg, da LKAB.