ABM Promove Encontros Latino-Americanos sobre Laminação e Energia para Debater Inovações Industriais

ABM Promove Encontros Latino-Americanos sobre Laminação e Energia para Debater Inovações Industriais

Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração encerra a agenda de 2024 com eventos técnicos em Santa Catarina e Minas Gerais, fomentando o intercâmbio de conhecimento e a evolução de processos na indústria do aço. 

ABM Promove Encontros Latino-Americanos sobre Laminação e Energia para Debater Inovações Industriais

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizou dois encontros técnicos de grande relevância em novembro e dezembro de 2024, reunindo especialistas da América Latina. Com foco em temas técnicos, os eventos promoveram a troca de conhecimentos e abordaram inovação, segurança e desafios estratégicos nos setores de laminação e energia da Siderurgia.

4º Encontro de Laminação de Tiras a Frio – Joinville/SC

Nos dias 6 e 7 de novembro, a cidade de Joinville/SC recebeu o 4º Encontro de Laminação de Tiras a Frio, organizado pela ABM com o apoio da ArcelorMittal VEGA como anfitriã. O evento contou com 47 participantes, entre gerentes e especialistas de importantes empresas do setor, para discutir temas críticos como segurança, desempenho de processos e tendências tecnológicas.

A abertura foi conduzida pelo Gerente Geral da planta anfitriã, Eng. Marcelo Torturella, que destacou os recentes investimentos na unidade de VEGA, incluindo a ampliação de capacidade produtiva e a modernização de equipamentos. As sessões técnicas abordaram indicadores-chave de performance (KPIs), gestão de segurança e inovações tecnológicas em processos de laminação e galvanização, promovendo um debate rico e colaborativo.

O evento incluiu ainda uma visita técnica às instalações da planta da ArcelorMittal VEGA, onde os participantes puderam observar a eficiência operacional e as recentes atualizações estruturais. “A organização e a modernização das instalações impressionaram todos os participantes, consolidando VEGA como um exemplo no setor”, destacou Francisco Dornelas, coordenador do evento pela ABM.

1º Encontro de Especialistas de Energia e Utilidades – Ouro Branco/MG

No início deste mês, entre os dias 4 e 5 de dezembro, o 1º Encontro de Especialistas de Energia e Utilidades ocorreu no centro de eventos La Vie, em Ouro Branco/MG, com a Gerdau Ouro Branco como anfitriã. Contando com 40 especialistas de 10 plantas industriais da América Latina, o encontro marcou o início de um fórum técnico voltado para desafios estratégicos no setor de energia.

Durante a abertura, o Gerente Técnico de Energia e Utilidades da Gerdau, Eng. Eder Quental de Araújo, enfatizou a importância de compartilhar conhecimentos em áreas críticas como segurança de gasômetros, eficiência energética e descarbonização. As sessões técnicas trouxeram discussões relevantes sobre o uso de energias renováveis, redução de emissões e boas práticas na gestão de utilidades industriais.

O ponto alto do evento foi a visita técnica à planta de Ouro Branco, onde os participantes conheceram os investimentos realizados na reforma de gasômetros e na modernização dos controles da Central Termoelétrica e o centro de treinamento de gases (Lab Energy), que a Gerdau desenvolveu para capacitar os operadores e profissionais que lidam com gases em sua rotina, com uso de simuladores e realidade virtual. Além disso, práticas alinhadas às estratégias globais de eficiência energética foram amplamente discutidas, reforçando o papel da indústria como protagonista na transição energética.

“O encontro de especialistas é essencial para setores industriais que demandam profissionais altamente qualificados, como o siderúrgico. A troca de boas práticas, aprendizados em segurança e nivelamento técnico entre empresas é algo que nenhuma planta poderia alcançar isoladamente. Ficou evidente o nível de maturidade nas discussões técnicas e a abertura para compartilhar experiências, especialmente durante os cases de segurança e análise de indicadores de performance.” acrescenta Eder de Araújo.

Os dois encontros, que encerram a temporada 2024 de eventos, reforçaram a missão da ABM em promover a integração e o avanço das indústrias de aço e energia na América Latina. Por meio de discussões técnicas e visitas práticas, os eventos consolidaram um espaço para o intercâmbio de experiências, apontando caminhos para a competitividade e a sustentabilidade no setor.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!