Abóboras são as protagonistas do mês de setembro

Abóboras são as protagonistas do mês de setembro

Versáteis, saborosas e ricas em vitaminas, podem ser consumidas em diferentes tipos de receitas

Se engana quem pensa que as abóboras são lembradas apenas em outubro, na época do Halloween. Na verdade, setembro marca o início do período propício para o cultivo no Brasil todo, à medida que o calor chega a todas as regiões do país. As abóboras são um dos alimentos mais versáteis do mundo, pois podem ser consumidas de diversas formas: saladas, sopas, refogada, em purê, em doces, acompanham muito bem carnes e são também usadas em sucos e vitaminas. Também apresentam um ótimo pós-colheita, o que significa que são muito resistentes, favorecendo o transporte e permanecendo úteis por longos meses, às vezes mais de 90 dias em ambiente natural. No geral, são uma fonte rica de vitaminas A e C, além de potássio e antioxidantes.

Abóboras são as protagonistas do mês de setembro

Abóbora Pérola Negra, imagem de divulgação

Em 2024, a ISLA Sementes, empresa brasileira de sementes de hortaliças, flores, ervas e temperos, decidiu eleger as abóboras como tema comercial, destacando essa hortaliça tão especial a partir das suas curiosidades, espécies e história. As abóboras foram eleitas devido a sua riqueza de variedades, valor nutricional, diversidade de sabores e elemento cultural. Outras ações comerciais seguem em curso para valorizar este fruto tão diferenciado.

“Na ISLA possuímos diversas variedades dessa hortaliça. Elas compõem um grupo de espécies que são nativas das Américas, com cultivo acessível em todas as regiões do país, e ampla adaptação, desde plantio em hortas caseiras até grandes lavouras. São nutritivas, de paladar fácil e fazem parte da nossa cultura alimentar”, afirma Diana Werner, presidente da ISLA Sementes.

Abóboras são as protagonistas do mês de setembro

A marca gaúcha, que visa promover a alimentação saudável e incentivar a horta em casa, possui inúmeras variedades de abóboras, inclusive indicadas à ração animal ou consumo de pets. Podemos citar também as diferenciadas Abóbora Pérola Negra, uma espécie híbrida, de porte pequeno, que possui sabor amendoado e é ideal para preparos assados; ou a Abóbora Macarrão Vegano que, como o nome indica, ao ser preparada desprende sua polpa em tiras, numa condição muito semelhante ao macarrão.

Destaque mundial

De acordo com a LoveButternut, iniciativa de produtores de abóboras da Espanha e Portugal para incentivar o consumo da hortaliça, no Brasil são consumidos 4,2 quilos de abóbora per capita, quase o dobro dos Estados Unidos. que apresenta 2,9 quilos per capita. Já o campeão de consumo é a Argentina, onde cada pessoa consome 9,5 quilos por ano.

No Brasil, as abóboras moranga, paulista, japonesa e a de pescoço são as mais comuns de encontrar. O que também pode variar de região para região.

Como plantar?

Se você tem vontade de começar a plantar abóbora em casa, o primeiro passo é identificar qual variedade será escolhida. Em seguida, faça o semeio em uma sementeira e depois do seu desenvolvimento transplante as mudas para um vaso ou canteiro definitivo, sempre prestando atenção às condições para o cultivo.

Além disso, o substrato deve ser rico em nutrientes e as regas devem ser realizadas de maneira que deixe o solo úmido, porém que não seja encharcado.

Para quem pensa em produzir em larga escala, é necessário realizar o tutoramento do material, otimizando o espaço na lavoura e facilitando na hora da colheita.

Saiba mais em: https://isla.com.br/

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades