ADAMA conquista Selo SESI ODS 2025 com projeto que eliminou mais de 2 mil toneladas de resíduos, nos últimos três anos
Reconhecimento destaca decisões estratégicas da empresa para melhoria dos resultados ambientais e operacionais, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A ADAMA recebeu o Selo SESI ODS 2025 pelo projeto “4Rs – Sustentabilidade Operacional e Ambiental”, desenvolvido na planta de Londrina (PR). O reconhecimento, concedido pelo SESI – Serviço Social da Indústria, certifica organizações que contribuem ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e evidencia o compromisso da companhia em promover impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. A Excelência Operacional é um importante pilar da estratégia de Inovação de Valor da ADAMA.
A iniciativa nasceu de um desafio de otimização de custos e redução na geração de riscos e melhorias em segurança do trabalho. Com o projeto, a ADAMA substituiu o uso de tambores de 200 litros por isotanques de 20 mil litros, permitindo o recebimento de produtos e matérias-primas a granel. A mudança eliminou a geração de embalagens residuais, reduziu o consumo de materiais e otimizou o processo logístico.

Nos últimos três anos, a empresa evitou o descarte de 2.193 toneladas de tambores, o que equivale a mais de 120 mil embalagens que deixaram de ser destinadas como resíduos. Além desta redução, o projeto proporcionou maior eficiência operacional, menor risco de acidentes, eliminação de perdas de produto residual e redução da pegada de carbono com o transporte e movimentação de materiais.
“O projeto “4Rs – Sustentabilidade Operacional e Ambiental” representa uma mudança de mentalidade: mostra que inovação, quando aliada à consciência ambiental, pode mudar não apenas processos, mas também redefinir o papel da indústria”, afirma Danilo Bianchi, gerente da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da ADAMA. A ação está alinhada a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Sustentáveis; além de Ação Contra a Mudança Global do Clima.
“O Selo SESI ODS reforça que inovação e sustentabilidade caminham juntas na ADAMA. Ao substituir tambores por isotanques, a empresa não apenas otimizou sua logística, conquistou melhorias na segurança do trabalho e diminuiu custos com manuseio e destinação de resíduos, como também fortaleceu seu compromisso com a sustentabilidade econômica e ambiental. Essa iniciativa reflete uma gestão mais inteligente dos recursos, alinhada à busca contínua por inovação, segurança e responsabilidade socioambiental, pilares fundamentais para a companhia”, afirma Roberson Marczak, gerente de Comunicação, Inovação e Sustentabilidade da ADAMA.

									 
					




