ADAMA inicia 2025 investindo em inovação digital para otimizar operações
Com uma tecnologia de gestão avançada, a empresa conecta suas operações no Brasil e no mundo, proporcionando mais controle, previsibilidade e eficiência para atender às necessidades dos agricultores
Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA Brasil e vice-presidente sênior Latam, durante apresentação do Connect para os colaboradores da companhia
A ADAMA deu um passo importante para fortalecer sua atuação no mercado agrícola com a implementação do sistema SAP S/4HANA, uma transformação digital que integra todas as suas operações em um único ambiente global. Com essa inovação, baseada em uma das mais avançadas tecnologias de gestão disponíveis, a ADAMA aprimora seus processos, amplia o controle sobre estoques e produção e melhora a previsibilidade na entrega para o agricultor. Essa modernização reafirma o compromisso da empresa com tecnologia e excelência, impulsionando resultados no campo.
De acordo com Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA Brasil e vice-presidente sênior Latam, a tecnologia representa um avanço estratégico para a empresa. “Esse sistema nos diferencia no mercado, promovendo maior integração com Israel e China e trazendo ganhos expressivos para as áreas financeira, operacional e comercial. Com uma ferramenta mais dinâmica e ágil, poderemos tomar decisões mais rápidas e aprimorar a integração entre processos globais, infraestrutura e indicadores de desempenho. Além disso, o novo sistema fortalece nosso compromisso com qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, garantindo um controle mais eficiente sobre custos logísticos e processos mais robustos para enfrentar os desafios do setor”, afirma.
A adoção do SAP S/4HANA reforça a estratégia da ADAMA de se manter alinhada às tendências globais, investindo continuamente em inovação para aprimorar sua performance e agregar valor ao agricultor. O novo sistema otimiza a gestão de ponta a ponta, desde a cadeia de suprimentos até a entrega final, garantindo maior fluidez e integração entre diferentes mercados e unidades da empresa.
O projeto ADAMA Connect teve início no Brasil há dois anos e se consolidou como um dos principais avanços tecnológicos da companhia. “Desde o início, buscamos não apenas modernizar nosso sistema, mas transformar a forma como integramos nossas operações, trazendo mais transparência e eficiência em cada etapa”, explica Artur Ferraz, gestor de Negócio do projeto (FOTO). “Agora, com essa atualização, garantimos uma operação mais estratégica e conectada globalmente, refletindo diretamente na qualidade e previsibilidade das entregas ao agricultor”, complementa João Fernandes, gestor de Mudanças Organizacionais do projeto (FOTO).
Os gestores do projeto (da esq. para a dir.) Artur Ferraz, Luciano Lance e João Fernandes
Além de integrar as unidades da ADAMA em um único sistema, a nova plataforma aprimora o planejamento de toda a cadeia produtiva, desde a aquisição de matéria-prima até a distribuição final. “A digitalização trouxe um ganho expressivo em controle e gestão, permitindo que tomemos decisões mais ágeis e precisas para atender nossos clientes de forma ainda mais eficiente”, destaca Luciano Lance, gestor de Tecnologia de Informação do projeto (FOTO). O projeto envolveu uma equipe especializada de aproximadamente 100 profissionais, reafirmando o compromisso da empresa com a excelência operacional e inovação contínua.
“Com a nova tecnologia, estaremos conectados às melhores práticas globais de gestão, contabilidade e segurança da informação no agronegócio, tornando nossa empresa mais eficiente, competitiva e preparada para os novos desafios do mercado”, complementa Romeu Stanguerlin. Ele destaca ainda que grandes indústrias globais e empresas de diferentes setores já utilizam o sistema, reforçando a importância dessa modernização. “A mudança traz mais agilidade para os negócios e melhora a interação com nossos clientes, permitindo respostas mais rápidas e precisas às suas demandas”, conclui Stanguerlin.