ADAMA se prepara para nova fase em ESG no Brasil, em segunda etapa da…

ADAMA se prepara para nova fase em ESG no Brasil, em segunda etapa da consultoria estratégica da TOTVS

ADAMA se prepara para nova fase em ESG no Brasil, em segunda etapa da consultoria estratégica da TOTVS

Sede da ADAMA em Londrina (PR)

Gestão de resíduos e segurança no trabalho, tópicos fortalecidos e de destaque na companhia, de acordo com diagnóstico, continuarão a ser reforçados. Próximos passos serão identificação de oportunidades levantadas no inventário de gases de efeito estufa e construção de programa de eficiência na cadeia de suprimentos

Após primeira etapa do processo com a TOTVS Consulting, que envolveu uma ampla consulta com stakeholders da ADAMA para traçar um diagnóstico da maturidade da companhia visando oportunidades de melhoria, a ADAMA, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, passa para uma nova fase do projeto, que visa reforçar as práticas ESG existentes, com o desdobramento das metas da companhia em linha com os temas materiais identificados no diagnóstico.

ADAMA se prepara para nova fase em ESG no Brasil, em segunda etapa da consultoria estratégica da TOTVS

Com investimentos em ações de sustentabilidade crescentes nos últimos anos, gestão de resíduos e segurança no trabalho foram as práticas que atingiram os maiores índices de maturidade, de acordo com análise da TOTVS Consulting, e continuarão a ser fortalecidas, segundo o gerente sênior de Inovação e Sustentabilidade da ADAMA, Roberson Marczak (FOTO). “A companhia já investiu cerca de 10 milhões de reais nos últimos cinco anos e realizou mais de 300 mil ações preventivas em suas unidades em uma agenda de segurança, saúde e meio ambiente, sempre aumentando a meta de número de ações a cada ano e gerando impacto positivo para o negócio. Isso se refletiu em nossa matriz de maturidade com certeza e vamos continuar esse trabalho, com metas cada vez maiores”, destaca.

Cada vez mais focada na prevenção de acidentes em suas fábricas, a ADAMA havia estipulado uma meta para 2023 de 100 mil atividades preventivas, entre análise de risco, diálogo de segurança, inspeção de ferramenta e campanhas, e já em outubro superou essa meta, com 105 mil ações, contribuindo para uma redução significativa na taxa de acidentes – a melhor desde 2016. Em relação à gestão de resíduos, que também foi destaque nos resultados do diagnóstico da consultoria, a ADAMA vem trabalhando fortemente ao longo dos anos em diversas práticas na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, desde auditorias de fornecedores ambientais, a metas desafiadoras em redução de recursos naturais.

“Em nossa fábrica em Londrina, houve redução de 36% na geração de efluentes em 2023 na comparação com o ano passado, e implementamos 45 novos projetos para a diminuição dos custos operacionais. Já em Taquari, somente na fábrica inaugurada no ano passado, houve uma redução de 47% na geração de efluentes, além de 25 novos projetos para a diminuição dos custos operacionais. E continuaremos a colocar metas cada vez mais desafiadoras ano a ano”, destaca Danilo Bianchi, gerente da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (HSE) da ADAMA.

Próximos passos

Na nova fase do projeto de consultoria da TOTVS, a ADAMA terá dois tópicos prioritários: identificação de oportunidades levantadas no inventário de gases de efeito estufa, com plano de melhorias nesse tópico, e construção de um programa de eficiência na cadeia de suprimentos para promover o engajamento dos fornecedores com ações práticas de sustentabilidade.

A metodologia utilizada

A primeira etapa contou com um amplo processo de consulta com os principais grupos de stakeholders da ADAMA (colaboradores, distribuidores, cooperativas, agricultores, fornecedores nacionais e internacionais, órgãos reguladores e instituições financeiras), além de análises qualitativas pela perspectiva da Dupla Materialidade, ou seja, inside-out (como o negócio impacta), e outside-in (como o negócio é impactado). As análises comparativas consideraram referências globais como GRI e comparação setorial. O processo de consulta contou com a submissão de 22 temas pertinentes ao setor e, ao final desta etapa, 12 temas foram definidos como materiais e relevantes, considerando também análise de risco e oportunidades.

Paralelo ao processo de Matriz de Materialidade, foi realizado um amplo diagnóstico, para dar visibilidade sob a perspectiva da maturidade nos temas ESG de maneira transversal ao negócio. Foram 581 questões, divididas nas três dimensões ESG (ambiental, social e governança corporativa), mais quatro temas avaliados: Desempenho ESG, Inovação e Tecnologia, Liderança e Responsabilidade e Práticas de Gestão. “Também fizemos benchmark comparativo com empresas do setor e, ao final, chegou-se ao Score ESG, que posiciona as ações da empresa na estação presente com direcionadores para evolução e horizonte futuro”, explica Marco Cafasso – Diretor Executivo da TOTVS Consulting.

A Metodologia ESG TOTVS está ancorada nos principais índices e ratings de sustentabilidade global, com análises profundas sobre o cenário macroeconômico e geopolítico, além dos riscos relacionados às mudanças climáticas. Deste trabalho, surgem as diretrizes ESG, fase de entendimento dos projetos que farão parte do portfólio ESG, objetivos, metas e indicadores.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades