Aditivo de base renovável favorece reciclagem do asfalto

Aditivo de base renovável favorece reciclagem do asfalto

Aditivo de base renovável favorece reciclagem do asfalto

  • Rejuvenescedor RheoFalt ® HP-AM, da BASF, permite a reciclagem do asfalto antigo
  • Soluções da BASF permitem pavimentação sustentável com redução de consumo de energia e de emissões

Aditivo de base renovável favorece reciclagem do asfalto

A possibilidade de reciclar até 100% das matérias-primas na produção do asfalto sem perda de qualidade é a proposta do rejuvenescedor RheoFalt ® HP-AM, da BASF. Como primeiro rejuvenescedor orgânico do mundo baseado em resina totalmente natural, o aditivo de alto desempenho melhora as propriedades do betume desgastado e endurecido, melhorando inclusive a qualidade do asfalto reciclado (RAP).

“Com excelentes resultados em testes internos e de universidades, foi verificado que o produto nos permite atender à necessidade renovação dos pavimentos já existentes e de construção de estradas sustentáveis”, afirma Camilo Alvarado, Marketing Industrial de Dispersões, Resinas e Aditivos da BASF da América do Sul. “O rejuvenescedor permite usar menor quantidade de novos materiais e leva a uma redução importante no consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa”, complementa.

Com o aumento da mobilidade, além da necessidade de construção de novas estradas, uma grande parte do pavimento existente necessita de renovação devido ao envelhecimento do asfalto antigo, com desgaste do ligante, comprometimento da resistência e fissuras na superfície. A reciclagem do asfalto evita também o descarte de grandes quantidades de resíduos.

Resina natural

Com base renovável, as matérias-primas utilizadas para produzir o RheoFalt ® HP-AM têm origem no subproduto agroindustrial da castanha de caju (LCC), que não está em conflito com áreas agrícolas ou com florestas naturais/tropicais. Feito 100% em resina polimérica, não contém solventes e usa energia renovável em sua produção. Devido à natureza de base biológica, as emissões de CO2 são reduzidas pela metade, uma das maiores reduções conhecidas nas indústrias pesadas.

O betume envelhecido do pavimento pode então ser utilizado na reciclagem do asfalto adicionando uma pequena quantidade de agente rejuvenescedor às misturas. Na Europa, o uso do asfalto reciclado (RAP) nas camadas inferior e intermediária está sendo ampliado para uma média de 80% com possibilidade de reciclagem de até 100%. Com RheoFalt ® HP-AM as misturas asfálticas têm uma melhor taxa de penetração, redução da rigidez da mistura e aumento da resistência.

Recentemente, a BASF levou estas e outras soluções ao XXII Congresso Ibero Latino-Americano de Asfalto, evento internacional voltado para a construção de estradas e tecnologias de asfalto, que aconteceu este ano em Granada, na Espanha. O coordenador do laboratório de aplicações da BASF, Luis Borrero e a equipe da companhia realizaram quatro palestras técnicas mostrando o compromisso com a criação de soluções sustentáveis, duráveis, seguras e eficientes para a indústria da construção e asfalto na América do Sul. As apresentações abordaram o impacto do cimento para estabilizar os solos, os benefícios do uso da emulsão trackless bondcoat, a melhoria da segurança viária com slurry seal colorido e a implementação de rejuvenescedores para otimizar o desempenho do asfalto reciclado (RAP).

Em outubro, a equipe também vai marcar presença no 7º Paving Expo evento de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil e do Congresso de Infraestrutura e Construção, a Paving Conference, que vai promover debates de alta qualidade com especialistas do setor em São Paulo. A BASF apresentará o portfólio para asfalto durante o congresso no dia 22 de outubro das 13h às 16h.

A BASF tem trabalhado em soluções novas e sustentáveis para misturas asfálticas na plataforma central Asphalt Performance e mantém dois laboratórios em Ludwigshafen e Trostberg destinados ao desenvolvimento de novos aditivos de alto desempenho para construção de estradas. Além de oferecer soluções de polímeros para todos os tipos de aplicações de pavimentação asfáltica, a empresa é um dos principais fornecedores mundiais de borracha de estireno-butadieno (SBR) de alta qualidade para a modificação de emulsões betuminosas para aplicações de mistura a frio.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!