AGCO abre as portas da fábrica em Santa Rosa (RS) para alunos da rede pública municipal
Iniciativa em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa e o SENAI leva estudantes para conhecer processo produtivo e a tecnologia da indústria de máquinas agrícolas
Com o propósito de aproximar a educação do ambiente de trabalho e inspirar novas gerações para o setor industrial, a AGCO Santa Rosa (RS) realizou, em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa e o SENAI, a primeira edição do projeto “AGCO na Escola – Escola na AGCO”. A iniciativa impactou mais de 320 alunos do 9º ano da rede pública municipal, proporcionando experiências práticas sobre o funcionamento da indústria de máquinas agrícolas.
O projeto foi estruturado em duas etapas. Na primeira fase, mais de 20 colaboradores voluntários da AGCO, retornaram às salas de aula das escolas onde estudaram para compartilhar trajetórias profissionais e experiências, destacando a importância da educação e da formação técnica como caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
“Entrar na mesma sala onde estudei, rever professores e me conectar com as histórias daqueles jovens foi um momento único. É sobre plantar uma semente e mostrar que o esforço nos estudos abre um mundo de possibilidades”, destaca João Remonti, supervisor de Manufatura da AGCO Santa Rosa e um dos responsáveis pela criação do projeto.
Na segunda etapa, os estudantes vivenciaram a realidade da indústria em visitas guiadas à unidade da AGCO. Os alunos percorreram todo o ciclo produtivo, desde as áreas de corte e usinagem até a montagem final e os testes de qualidade, observando de perto a aplicação de tecnologia de ponta, robótica e processos de alta performance.
A experiência permitiu desmistificar antigas percepções sobre o setor, apresentando um ambiente de trabalho organizado, limpo, tecnológico e inclusivo. “Os alunos, especialmente as meninas, puderam ver mulheres atuando em posições de liderança e em funções técnicas na engenharia, solda, montagem e qualidade. Isso expande horizontes e mostra que a indústria é um espaço de oportunidades para todos”, destaca Remonti.
A secretária de Educação, Josyane Heck, ressaltou o valor da conexão entre educação e mercado. “Esse projeto é uma oportunidade única para nossos alunos conhecerem de perto o universo industrial e refletirem sobre seu futuro profissional. É a conexão entre a escola e o mundo do trabalho, mostrando que, com dedicação e acesso à informação, eles podem ir muito longe”.
A parceria com o SENAI foi fundamental para fechar o ciclo, apresentando aos jovens os caminhos para a capacitação técnica e profissionalizante, alinhados com as demandas do mercado. “Para o Senai-RS, o projeto AGCO na Escola – Escola na AGCO representa uma oportunidade de inspirar jovens, aproximando-os da realidade industrial e fortalecendo nossa missão de formar profissionais preparados para os desafios do mundo do trabalho — em total alinhamento com os quatro pilares da atual gestão do Sistema FIERGS:
Competitividade, Inovação, Retenção de Talentos e Reconstrução da Indústria”, reforça Alessandro Neumann, gerente de operações do Senai Vergílio Lunardi (Santa Rosa).
Para Daniel Cantarelli, diretor de Operações AGCO Santa Rosa, a iniciativa reforça o compromisso da AGCO com o desenvolvimento da comunidade local e com a promoção de oportunidades de aprendizado e empregabilidade para os jovens. “Ao abrirmos nossas portas, queremos inspirar os jovens, mostrar que há um futuro promissor na indústria e, junto com parceiros como o SENAI e as escolas, construir ativamente as bases para a próxima geração de talentos”, afirma.
Para mais informações, visite o site: www.agcocorp.com.