Agricultura Interna – Convenção de Alimentos e Rações 2025: Estreia de sucesso da nova conferência empresarial da DLG
30 de setembro e 1º de outubro no Centro de Congressos de Hamburgo – Cerca de 250 visionários, especialistas e profissionais discutiram modelos de negócios de ponta para a cadeia de valor agrícola e alimentar.
Com um início forte e uma animada participação internacional, a Inhouse Farming – Feed & Food Convention 2025 comemorou uma estreia bem-sucedida. A conferência empresarial com exposição no foyer organizada pela DLG (Sociedade Agrícola Alemã) ocorreu em 30 de setembro e 1º de outubro de 2025 no Centro de Congressos de Hamburgo. Cerca de 250 visitantes profissionais de mais de nove países ressaltaram o forte interesse internacional e a crescente relevância global de modelos de negócios inovadores para a cadeia de valor agrícola e alimentar. A Inhouse Farming Convention focou em abordagens de produção de ponta em Agricultura em Ambiente Controlado (CEA). Estas incluíram agricultura interna e vertical, aquicultura interna, criação de insetos e agricultura celular. Intimamente ligado à prática agrícola, o evento ofereceu informações técnicas, inovações e uma ampla gama de oportunidades de networking. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da DLG, Hubertus Paetow, enfatizou que a Inhouse Farming Feed & Food Convention foi um marco no estabelecimento de uma nova compreensão do progresso no aumento sustentável da produtividade nas indústrias agrícola e alimentar.
Em um total de 20 sessões e workshops, especialistas das áreas de ciência, negócios e política se reuniram para discutir o futuro de modelos de negócios inovadores na indústria agrícola e alimentícia. O foco foi em sistemas de agricultura interna em diversas áreas, fontes alternativas de proteína e economia circular – componentes-chave para a produção sustentável de alimentos no futuro. “Mudanças nos hábitos alimentares, mudanças estruturais na agricultura, novas expectativas dos consumidores – todas essas tendências nos apresentam desafios. E estamos felizes em aceitá-los”, disse o presidente da DLG, Hubertus Paetow, na abertura do evento. Ele se referiu a segmentos de mercado inovadores que vão da aquicultura e criação de insetos à agricultura celular, que foram o foco da convenção. A Inhouse Farming Feed & Food Convention é um marco na consolidação da nova declaração de missão da DLG de “crescimento sustentável da produtividade”, que considera o crescimento e a conservação de recursos como uma entidade única, dentro da indústria, da política e da sociedade.
Os inúmeros eventos da Inhouse Farming Convention proporcionaram ampla oportunidade para intercâmbio interdisciplinar, discussões controversas e inspiração prática. O foco foi em inovações tecnológicas como automação e inteligência artificial, novas cadeias de valor e marcos sociais e regulatórios – tópicos que foram examinados sob diferentes perspectivas. Ficou claro que a transformação da indústria agrícola e alimentícia está em pleno andamento há muito tempo. Ela exige ideias ousadas, pensamento intersetorial e novas formas de colaboração – e tudo isso encontrou terreno fértil na Inhouse Farming Convention.
Pitch de inicialização rápida
Um destaque foi o Rapid Fire Start-Up Pitch no segundo dia da Inhouse Farming Feed & Food Convention. Havia um otimismo palpável na competição de startups e o formato atraiu considerável interesse entre o público especializado. A MySpirulina, de Kiel, emergiu como vencedora, superando com sucesso outras seis jovens empresas inovadoras. A competição, organizada em cooperação com a Rootcamp como coorganizadora e o Rentenbank como copatrocinador, foi realizada sob o lema “Moldando o futuro da nutrição – com inovações em Agricultura em Ambiente Controlado (CEA) e proteínas alternativas”. Durante sua apresentação de três minutos, Ben Schwedhelm, da MySpirulina, convenceu o público especializado em votação ao vivo sobre o superalimento espirulina – e sobre o sistema de cultivo de algas em uma fazenda doméstica inteligente. O segundo lugar ficou com a Bluu Seafood, produtora de peixes cultivados de Hamburgo, seguida pela Revoja, de Bad Vilbel, fornecedora de produtos inovadores de soja.
Exposição no foyer
As inúmeras sessões especializadas foram acompanhadas por empresas que apresentaram soluções prontas para o mercado em um foyer de exposição. Os visitantes aproveitaram a oportunidade para vivenciar as tecnologias mais recentes em um ambiente prático, conversar diretamente com fornecedores e obter insights valiosos para implementação em seus próprios negócios. A degustação de novos alimentos também foi muito popular entre os visitantes profissionais.
Expectativas superadas
A DLG, como organizadora, ficou extremamente satisfeita com a estreia da Inhouse Farming – Feed & Food Convention. “A resposta superou as nossas expectativas. O elevado nível de internacionalidade e qualidade dos visitantes profissionais confirma que a agricultura interna deixou de ser um tema de nicho e passou a ser um componente central dos sistemas alimentares do futuro”, resume Marcus Vagt, Gerente da Divisão de Energia, Agricultura Interna e Novos Alimentos da DLG. É também por esta razão que a DLG está a dedicar um evento separado à área da agricultura interna, complementando a área de exposição especial na EuroTier, a principal feira mundial para criadores profissionais de animais: “Ao contrário de uma feira, a convenção oferece espaço para discussões aprofundadas num ambiente descontraído – um formato que foi muito bem recebido pelos participantes”, afirma Vagt.
Comentários de expositores e visitantes
Expositores e visitantes também ficaram muito satisfeitos com a primeira edição da Inhouse Farming Feed & Food Convention. “Um evento de lançamento bem-sucedido em todos os aspectos, que superou até mesmo as nossas expectativas. As sessões foram impressionantes em sua diversidade e qualidade. Ficamos particularmente satisfeitos com as discussões intensas que tivemos em nosso estande com especialistas e partes interessadas, bem como com os inúmeros novos contatos que fizemos, especialmente com pessoas da região de Hamburgo. Com certeza voltaremos na próxima vez!”, disse o Dr. Jan-Gerd Frerichs, Chefe de Agricultura do Futuro da fornecedora de tecnologia Körber Technologies GmbH, que apoiou a convenção com um estande e uma palestra.
“Um início sensacional para um evento que acredito ter grande potencial. O formato da convenção é atraente: cria espaço e tempo para conversas genuínas. Os intervalos entre as sessões foram usados especificamente para intercâmbio e networking”, disse Tom Zoellner, Secretário-Geral da associação europeia de tecnologia agrícola FarmTech Society, que também teve um estande na convenção e apoiou a programação. “Para as próximas edições da convenção, gostaria de ver ainda mais participação internacional – embora nove países já estivessem representados no início. A organização e o local foram absolutamente de primeira classe”, acrescentou Zoellner.
Visitantes do setor agrícola ficaram impressionados com as ideias para áreas de negócios inovadoras: “Tive muita inspiração e ideias da Inhouse Farming Convention, que estão sendo desenvolvidas aqui para a agricultura do amanhã”, disse Andreas Kaiser, um agricultor de Rotenburg (Wümme), na Baixa Saxônia, Alemanha.
O lançamento bem-sucedido em Hamburgo lançou as bases para que a convenção se torne um evento de longo prazo. No futuro, ela ocorrerá a cada dois anos, alternando com a Feira de Alimentos e Rações para Agricultura (Inhouse Farming Feed & Food Show) na EuroTier, em Hanover. A próxima edição da convenção já está sendo planejada para 2027.
Para mais informações e impressões sobre o evento, visite: https://w c c. agricultura interna. com/en/feed-food-convention .