“Agro em código” debate posicionamento do Brasil frente à demanda global por alimentos

“Agro em código” debate posicionamento do Brasil frente à demanda global por alimentos

Com realização de Cubo Agro, Embrapa e Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, encontro colocou em evidência a rastreabilidade e as certificações como oportunidades para inovação e sustentabilidade

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o Cubo Agro Itaú e a Embrapa Agricultura Digital se adiantam às discussões sobre acordos internacionais para exportação e abastecimento interno da indústria brasileira de alimentos ao reunir especialistas para colocar em evidência a rastreabilidade e as certificações como oportunidades para inovação e sustentabilidade.

Diante da previsão de a humanidade totalizar 10 bilhões de habitantes até 2050, a alimentação torna-se um desafio para a cadeia evolutiva. Para que a produção seja mais adequada à demanda, evite-se o desperdício, aprimorem-se os recursos logísticos e que a segurança do alimento seja garantida, os processos de rastreabilidade e certificações foram enfatizados por todos os palestrantes que debateram o tema durante o “Agro em código – summit de rastreabilidade no agronegócio”.

Profissionais do setor e representantes de entidades e governo abordaram as exigências de consumidores e mercado internacional como certificações, inovação, políticas para a produção sustentável e as oportunidades de negócios que uma nova realidade proporciona. A necessidade de transparência por parte de produtores, governos e todos os players dessa cadeia de abastecimento também entrou em pauta nos debates.

Na abertura do encontro, Roberto Matsubayashi, diretor de tecnologia da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, enfatizou que “a rastreabilidade é uma questão complexa e não somente uma técnica para garantir a procedência dos produtos, mas é um dos fatores para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, já que os dois primeiros deles são Erradicação da Pobreza e Fome Zero, além do ODS 13 que trata sobre a Ação Climática, para garantir que os produtos não venham de área de desmatamento”. “A GS1 tem como uma de suas missões nesse sentido promover discussões que levem à reflexão para inclusão de produtores rurais de todos os portes no círculo do agronegócio, a certificação de produtos e o acesso à alimentação de qualidade”, completa Matsubayashi.

“Agro em código” debate posicionamento do Brasil frente à demanda global por alimentos

Roberto Matsubayashi, diretor de tecnologia da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

O diretor alerta que, apesar das dificuldades, a rastreabilidade se tornou um processo essencial, com destaque no controle dos processos internos, já que há quase dois milhões de empresas produtoras de alimentos no Brasil.

Nesse contexto, o encontro debateu a integração da rastreabilidade com conceitos de sustentabilidade e blockchain como uma estratégia para impulsionar o agronegócio. São processos e tecnologias que desempenham papéis essenciais ao crescimento sustentável do setor, o que facilita o rastreamento e fortalece os vínculos na cadeia de abastecimento.

Na abertura do evento, Stanley Oliveira, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, mencionou a relação da rastreabilidade com sustentabilidade ambiental e segurança alimentar, dois conceitos-chave que pautaram a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, a COP29, e que devem ser tratados também na próxima, em Belém (PA). A rastreabilidade é muito mais do que um processo ou uma ferramenta. É uma conexão do produtor até o consumidor”, enfatiza, reforçando que, além disso, é uma forma de atender padrões internacionais, trazendo novas oportunidades de crescimento.

Anderson Alves, supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital e um dos organizadores do evento, comentou que é fundamental que todos os elos das cadeias de produção entendam a importância e a segurança de ter produtos rastreados. “A rastreabilidade não é custo, ao contrário, agrega valor aos produtos, além de trazer transparência e mais informação aos consumidores e servir como uma ferramenta adicional para órgãos de controle e fiscalização”, completa.

No primeiro painel – “Grandes impulsionadores da rastreabilidade” – mediado por Pedro Di Martino, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Aecio Flores, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade (ABCAR), ressaltou o modelo brasileiro de inclusão e sustentabilidade. Segundo Flores, “o Brasil possui escala de produção e capacidade tecnológica sem precedentes, com o maior banco de dados do agro do Hemisfério Sul”. “Isso nos faz do país um protagonista global e precisamos aproveitar essa vantagem para equilibrar sustentabilidade e competitividade com soluções acessíveis para pequenos e médios produtores.”

“Agro em código” debate posicionamento do Brasil frente à demanda global por alimentos

Pedro Di Martino, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil media debate no “Agro em Código”

Esse primeiro painel contou ainda com Matheus Calheiros, gerente de Certificação e Parcerias da Rainforest Alliance; Estevão Carvalho, diretor de novos negócios da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; e Cid Sanches, consultor Externo para certificação ESG.

Na sequência, o “Agro em código” contou com palestras e debates com participação de Ana Claudia Torres, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que apresentou o tema interessante “Rastreabilidade no Programa de Manejo de Pesca do Pirarucu”. O encontro seguiu até o fim da tarde com participação de vários players do agronegócio.
Acompanhe os vídeos:

 

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!