Ajinomoto do Brasil firma acordo de compra de amônia renovável com Yara
Empresa busca avançar no cumprimento de suas metas de Sustentabilidade, reduzindo mais de 50% de suas emissões até 2030
A Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, anuncia acordo de compra de amônia renovável da Yara, líder mundial em nutrição de plantas, para sua fábrica localizada em Limeira, no interior de São Paulo. A amônia é uma matéria-prima importante em processos fermentativos e o acordo irá contribuir para uma pegada de carbono menor, além de um produto final mais sustentável. Ao todo, serão mais de 600 toneladas adquiridas no primeiro ano. O objetivo é avançar no cumprimento das metas de Sustentabilidade da companhia, como reduzir em mais de 50% das suas emissões e ter 100% de sua cadeia de suprimentos sustentável para as matérias-primas de maior impacto ambiental até 2030.
O início da produção e a primeira carga estão previstos para o último trimestre do ano. “Monitoramos as tendências de mercado e a escalabilidade da produção de amônia renovável, por isso, acreditamos que seu uso será cada vez maior e queremos ser pioneiros no tema dentro da indústria alimentícia. Além disso, um dos nossos principais focos é reduzir as nossas próprias emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (Escopo 1, 2), bem como as da nossa cadeia de abastecimento (Escopo 3) a médio e/ou longo prazo. E como resultado, as pegadas de carbono do produto também são reduzidas”, comenta Janaína Padoveze, gerente de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil.
A Yara, parceira da Ajinomoto do Brasil há cerca de 20 anos, está sendo pioneira na produção de amônia renovável no Brasil, produzida por meio de um processo mais sustentável, especialmente no que diz respeito à matriz energética. A matéria-prima utilizada na fabricação vem de uma fonte renovável que, no caso da Yara, é proveniente do gás biometano dos resíduos da fabricação de açúcar e derivados, o que o torna um gás sustentável. “A Yara está liderando o processo de transformação da indústria ao lado de parceiros que possuem a mesma visão e estão envolvidos em toda a cadeia de valor. A empresa possui diversas iniciativas voltadas a promover uma transição energética em suas operações e ajudar na descarbonização das cadeias agroalimentar e industrial, como o uso de biometano no Brasil. A companhia tem como meta ser neutra em carbono até 2050. Desde 2005, já reduzimos as emissões de nossas operações globais em quase 45%”, afirma Ivan Fortunato, Diretor Comercial da Yara Soluções Industriais
A unidade fabril da Ajinomoto do Brasil no município de Limeira, que contará com a novidade, atende todas as áreas de negócios da empresa: Food Ingredients, voltada para a produção de soluções para produtos alimentícios; Food, divisão responsável pelas marcas de varejo; Bio & Fine Chemicals, responsável pela produção e comercialização de aminoácidos para indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêutica, entre outras; Agronegócios, frente que produz fertilizantes à base de aminoácidos; e Nutrição Animal, área que produz e comercializa ingredientes essenciais para a alimentação dos animais. “A amônia renovável não deixa de ser igual à amônia tradicional, mas sua fabricação segue um modelo mais sustentável. Acreditamos que a parceria pode impulsionar a pauta no país e abrir portas para expandirmos os planos da empresa em Sustentabilidade, inclusive ao escalarmos ano a ano. Vislumbramos que será uma questão de tempo para o crescimento do uso da amônia renovável em todo mundo e já saímos na frente em 2024”, reforça Padoveze.