ANTF defende as pautas que devem ser prioridades do setor…

ANTF defende as pautas que devem ser prioridades do setor ferroviário em 2023

ANTF defende as pautas que devem ser prioridades do setor ferroviário em 2023

Diretor-executivo da associação, que reúne concessionárias do transporte de cargas, destacou as pautas que devem movimentar as discussões no principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, a NT Expo – Negócios nos Trilhos, que acontece no próximo mês

Entre os pontos estão os investimentos das concessionárias; a expectativa para a definição do pipeline no novo governo e o avanço de projetos de ferrovias como a Fiol e a Ferrogrão; e a regulação do marco legal das Ferrovias

O ano é novo, o governo e o ministério de Transportes também, porém a mesma velha pauta segue o setor ferroviário há muito tempo: a expectativa do aumento efetivo da malha ferroviária no País – que hoje representa menos de 20% da matriz no transporte de cargas. O novo ministro dos Transportes, Renan Filho, já sinalizou que a ampliação da participação das ferrovias na matriz de transportes é uma das suas prioridades.

Ele declarou que pretende aprimorar o marco legal das ferrovias, aprovado no ano passado, e prometeu entregar em breve um plano de ação para os primeiros 100 dias de administração com a intenção de “modernizar a logística nacional, reduzindo custos e contribuindo para o setor produtivo.“O Ministério dos Transportes se guiará pelas melhores práticas de governança, pela preocupação com o aspecto social e pelo respeito ao meio ambiente”, disse o ministro.

Essa perspectiva é o cenário ideal para fomentar debates interessantes para o setor na NT Expo – Negócios nos Trilhos, que será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo (SP). Como uma das entidades que marcará presença na programação do Congresso da NT Expo, o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes, destacou alguns assuntos que são os carros-chefe do setor para o ano de 2023 e que têm relevância para o evento.

Segundo ele, entre as frentes que demandam atenção estão a definição, por parte do novo governo, do seu pipeline, como a relação dos trechos ainda não concedidos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), e o projeto da Ferrogrão, que tem edital no TCU mas está com o processo suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Outro assunto prioritário para 2023 são os planos de investimentos das concessionárias, que decorrem dos contratos de renovações antecipadas e das novas concessões.

Entre os exemplos, estão o começo das obras no trecho da Fiol leiloado para Bahia Mineração (Bamin), a entrada mais intensiva da Vale na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), e os investimentos mais significativos da MRS, a partir de aditivo assinado em julho do ano passado, além da continuidade daqueles que a Vale e a Rumo já estão fazendo nas próprias malhas. “A questão é ter a certeza, sob o ponto de vista regulatório, de que esses investimentos serão realizados como estão planejados”, comentou Paes.

Ainda neste tema, o diretor-executivo da ANTF afirma que é necessário um reconhecimento formal por parte do Governo Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que houve uma elevação dos custos dos insumos, com a subida abrupta dos preços, decorrente da pandemia e da guerra na Ucrânia, totalmente imprevisíveis e acima do IPCA, índice que orienta a maior parte dos contratos. Ele diz que é preciso oferecer um “conforto” para que as concessionárias possam dar sequência aos investimentos sem correr o risco do desequilíbrio nos contratos.

“Essa discussão está diretamente associada ao preço [elevado] do diesel, mas não se trata só de uma discussão das ferrovias, e sim, de todos os modos de transporte. É igualmente relevante porque o preço do combustível representa um dos principais fatores que permite maior competitividade do setor diante de outros modais. Em alguns casos, o preço do diesel determina se uma operação de transporte de cargas simplesmente é viável ou não em termos econômicos”, ressalta Paes.

Além disso, outra frente destacada por Paes é o regime de autorização, que trouxe a possibilidade de empresas privadas construírem ferrovias por conta própria, sem participação ou compartilhamento de riscos com o Governo. O diretor-executivo da ANTF salienta os aspectos que devem ser ajustados para tornar a regulação das Autorizações mais moderna e isonômica.

“É preciso discutir igualmente a questão da fonte de recursos. As autorizações serão implementadas realmente sem qualquer recurso público? Se sim, quais têm mais chances de sair do papel? É recomendável chamar e ouvir especialistas, agentes do mercado, governo e agência, além, é claro, dos próprios autorizatários. É oportuno rediscutir o papel do Estado em relação ao financiamento da expansão da malha ferroviária e entrar em pontos como juros diferenciados, participação ou não do BNDES, crédito subsidiado, maiores prazos de carência, entre outros”, finaliza Paes.

NT Expo – Como o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, a NT Expo – Negócios nos Trilhos, chega à 22ª edição com um Congresso com painéis que serão divididos em duas arenas: Transporte de Cargas e Transporte de Passageiros. Entre as temáticas estão assuntos como a regulamentação da Lei de Ferrovias; renovação das concessões e investimentos em ferrovias; eficiência energética e a tendência de descarbonização; plano de investimentos nas linhas de metrô de São Paulo e em Salvador, manutenção e segurança metroferroviária, a malha do VLT do Rio de Janeiro e os projetos de trens regionais.

As inscrições para participar da NT Expo já estão abertas no site: www.ntexpo.com.br. O evento contará com a presença de 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e a expectativa de receber seis mil visitantes altamente qualificados do mercado.

Serviço:

NT Expo – Negócios nos Trilhos – 22ª Edição

Data: De 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.

Local: São Paulo Expo.

Horário: das 13h às 20h.

Mais informações: Clique aqui.

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