
A intervenção amplia a capacidade de tráfego no sentido Sul da rodovia, proporcionando maior fluidez em um trecho com características críticas de relevo. A obra foi liberada ao tráfego em 28 de fevereiro e, nesta terça-feira (6), foi oficialmente inaugurada em cerimônia que contou com a presença de autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), representantes de municípios da região, entidades setoriais e fornecedores.
“Inauguramos hoje mais seis quilômetros de faixa adicional na Serra do Espigão, que se somam aos trechos já entregues. A BR-116 é estratégica para a mobilidade e a logística entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Seguimos comprometidos com obras que promovam segurança, fluidez e competitividade para a região”, afirma Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Planalto Sul.
Desde o início da concessão, em 2008, a Arteris Planalto Sul já executou importantes obras de infraestrutura ao longo da BR-116, como 25 km de duplicações, 40 km de faixas adicionais, contenções, implantação de passarelas, ruas laterais, trevos em desnível e melhorias nos acessos existentes. As entregas fazem parte de um plano contínuo de modernização da malha viária, com foco na redução de acidentes e no aprimoramento da experiência dos usuários.
Impacto regional e segurança rodoviária
Representantes do poder público e dos órgãos de segurança destacaram o impacto positivo da obra para a mobilidade da região. O prefeito de Mafra (SC), Emerson Maas, ressaltou o papel estratégico da BR-116 como alternativa de escoamento para a BR-101 e sua relevância para o crescimento econômico local. “Esses investimentos são fundamentais para transformar a BR-116 em um corredor logístico ainda mais competitivo, além de contribuírem diretamente para a preservação de vidas”, afirmou.
O chefe da Delegacia da PRF em Mafra, Ronaldo Paiva de Oliveira, reforçou o ganho em segurança viária com a ampliação da faixa de rolamento: “É uma entrega significativa, que proporciona melhores condições de tráfego e reduz riscos em um trecho que historicamente exigia atenção redobrada dos motoristas”.
De acordo com Sidnei Silvestrin, coordenador-substituto regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT em Santa Catarina, a Serra do Espigão já apresenta um novo cenário desde o início da concessão. “Antes, esse era um dos pontos mais críticos da BR-116 em termos de fluidez e segurança. Hoje, com essa terceira faixa e a futura implantação de iluminação, temos uma rodovia mais segura e atrativa para o tráfego pesado e de longa distância.”