As vantagens da linga de corrente na movimentação de carga

 

As vantagens da linga de corrente na movimentação de carga

As vantagens da linga de corrente na movimentação de carga

por Sérgio Castanheira, Gerente de Produção da Acro Cabos

A elevação e a movimentação de cargas são tarefas que envolvem muitos fatores, mas dois se destacam como fundamentais: segurança e eficiência. Garantir que ambos sejam alcançados depende de profissionais capacitados, equipamentos de qualidade e respeito às normas e especificações. A esta lista, podemos também acrescentar o conhecimento sobre as melhores opções de técnicas e de materiais que podem ser aplicados em diferentes situações.

É nesse cenário de opções que a linga de corrente entra como uma alternativa que traz diversas vantagens, a depender da carga a ser movimentada. Isso acontece porque uma de suas principais características é a versatilidade, um quesito no qual lingas de cabo de aço e cintas de elevação estão em desvantagem.

O primeiro ponto dessa versatilidade está na capacidade de ajuste do comprimento do ramal de forma independente. Ou seja, em uma linga com quatro ramais, por exemplo, cada um deles pode ter sua extensão facilmente ajustada para diferentes tamanhos de acordo com a necessidade. Isso é feito por meio de um gancho encurtador.

As vantagens da linga de corrente na movimentação de carga

Esta flexibilidade de ajuste é especialmente importante no içamento de cargas que apresentam centros de massa irregular, pois permite mais estabilidade na movimentação e mitiga riscos de desequilíbrios. Temos então uma movimentação mais segura para todos que estão operando no local e para a preservação da carga, que não corre riscos de sofrer danos.

As lingas de correntes têm ainda a vantagem de poderem operar em situações mais extremas de calor. Cabos de aço com alma de fibra estão limitados a 82ºC, já cabos de aço com alma de aço e cintas de poliéster resistem até 100ºC. Por sua vez, uma linga de corrente pode operar em condições de temperatura de até 400ºC, o que as torna ideais para determinados segmentos da indústria.

Algumas limitações

Mesmo com toda a flexibilidade e resistência que apresentam, as lingas de corrente têm suas limitações de uso. Por ser de um material mais rígido, o eventual contato com certas superfícies poderia provocar danos que cabos de aço e cintas não causariam.

Outro ponto que deve ser considerado é que se trata de um equipamento cuja inspeção demanda mais trabalho. Uma linga de corrente é sempre composta por diferentes peças, como gancho, elo conector, anel de carga e corrente. Assim, inspeções de segurança devem analisar todos esses componentes de forma isolada, tanto visualmente como por meio de medições para detectar deformações.

Embora seja um equipamento cuja inspeção requer cuidado com mais peças e detalhes, nas situações em que a linga de corrente pode ser usada ela segue sendo uma opção muito vantajosa por conta de sua versatilidade na montagem do número de ramais necessários e no ajuste de cada um deles de acordo com as demandas de segurança.

Na prática, é um equipamento que traz mais eficiência para diversas operações de elevação e movimentação de cargas e que precisa ser considerado como uma opção estratégica na comparação com cabos de aço e cintas de elevação.

https://www.acrocabo.com.br/

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!