Ascenza anuncia novo coordenador para ampliar mercado e consolidar posicionamento no setor de HF
Engenheiro agrônomo Márcio Lavoura será responsável pelas regiões Sudeste e Nordeste, que reúnem grande diversidade agrícola, para atender à demanda por soluções que tragam resultados de produtividade com respeito ao meio ambiente

A Ascenza Brasil anuncia a chegada de Márcio Lavoura como novo coordenador comercial responsável pelas regiões Sudeste e Nordeste. Com expertise no setor de hortifruticulturas (HF) e no desenvolvimento de mercados, ele vai atuar para fortalecer os canais de distribuição dos produtos da empresa, consolidando ainda mais o posicionamento da Ascenza no mercado de hortaliças e frutas para apoiar os produtores do setor com soluções efetivas e que contam com registros oficiais.
“A Ascenza tem o diferencial de apoiar a produção com soluções registradas para culturas estratégicas. Havia uma carência significativa de produtos registrados para HF no mercado nacional, e o portfólio da empresa atende diretamente a essa demanda, garantindo produtividade e sustentabilidade”, afirma.
Natural de Limeira (SP), Lavoura é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras e possui MBA em Marketing pela FGV de Chapecó (SC). Acumula experiência em diversos biomas e cadeias produtivas do país por ter atuado em grandes empresas em diferentes regiões do Brasil, o que possibilitou que tivesse contato com variadas culturas, singularidades e representações do agro brasileiro, principalmente no segmento de HF.
Lavoura exerceu funções de consultor técnico, analista de desenvolvimento de mercado, gerente comercial e gerente de marketing. Na Ascenza, vai coordenar a equipe comercial. “A empresa conta com uma equipe robusta e capacitada para dar suporte aos canais de distribuição e também aos produtores, levando conhecimento técnico e atendendo a uma grande demanda por soluções que tragam resultados de produtividade com respeito ao meio ambiente”, afirma.
O agrônomo lembra que vai atuar em duas importantes regiões do HFF no Brasil. “O Sudeste reúne grande diversidade produtiva: Rio de Janeiro e Espírito Santo têm cultivos variados; São Paulo combina essa diversidade com a força dos citros; e Minas Gerais é referência em HF e café. Já o Nordeste é um dos maiores polos nacionais de frutas de alta qualidade. Nosso objetivo é fortalecer cada um desses territórios com soluções customizadas”, alega.
Lavoura destacou a solidez dos 60 anos da Ascenza Global, celebrados este ano. A empresa está presente no Brasil desde 2017. “É uma empresa reconhecida mundialmente por suas soluções conectadas com o mercado atual, cada vez mais exigente e profissionalizado. É uma satisfação grande fazer parte dessa história e, principalmente, de trabalhar com essa marca renomada junto aos produtores brasileiros, fortalecendo o mercado nacional e as exportações”, alega.
Um dos pilares da Ascenza, comentou Lavoura, é a proximidade com o produtor para entender seu dia a dia e oferecer soluções que atendam às suas necessidades imediatas e de longo prazo, construindo um relacionamento sólido baseado em confiança, compromisso com a produtividade e respeito ao campo. “Temos que estar perto para suprir o que o agricultor precisa, entender o que é mais importante na rotina de cada lavoura, buscar resultados, estar cada vez mais próximos”, afirma.
Estratégia
A Ascenza tem se posicionado no Brasil com o claro diferencial de apoiar a produção de cultivos estratégicos com a disponibilização de produtos registrados. Esse aporte é particularmente importante devido à histórica escassez no mercado nacional de defensivos e soluções com registro formal voltadas para hortaliças, frutas e culturas de pequeno porte, segmentos que exigem formulações e janelas de segurança distintas dos grandes cereais.
Ao oferecer alternativas com registro e suporte técnico, a empresa contribui para reduzir o risco regulatório e operacional dos produtores, ajudando-os a manter padrões de produtividade e segurança fitossanitária.
Estatísticas oficiais do IBGE e do MAPA indicam que as culturas de frutas e hortaliças respondem por parcela significativa do valor da produção agrícola nacional e por fluxos comerciais que vêm ganhando espaço nos últimos anos, contexto em que a disponibilidade de produtos registrados e adequados para HFs se traduz em ganho de competitividade.
A Ascenza conta com um portfólio pensado para oferecer soluções às culturas de hortifrúti. Recentemente, incorporou a essas soluções o bioinsumo de origem natural Timorex Gold, que amplia opções de controle sem deixar resíduos. A oferta de produtos e formulações direcionadas da Ascenza permite janelas de manejo mais flexíveis aos produtores, o que é especialmente valioso para culturas com ciclos curtos e exigências de qualidade para mercado interno e externo.






