ASG Motorsport leva o Mercedes-Benz Actros a três vitórias na Copa Truck 2025 em Tarumã
- Raphael Abbate (#26) foi o grande destaque em Tarumã, com pole position e vitória de ponta a ponta na corrida 1, assumindo a liderança da competição na categoria Super Truck Pro
- Arthur Scherer (#116) também deu show, com pole e vitória de ponta a ponta na corrida 1, passando a ser o novo líder da Super Truck Elite
- Pedro Perdoncini (#117) vendeu a corrida 2 da Super Truck Elite, confirmando um grande dia para a ASG Motorsport
Com a força e excelente performance dos Mercedes-Benz Actros e com o talento de seus pilotos, a ASG Motorsport foi a grande vencedora da 4ª etapa da Copa Truck 2025, realizada ontem, 15 de junho, no Autódromo de Tarumã em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Foram três vitórias em quatro disputas nas duas corridas do dia.
Raphael Abbate (#26) foi o destaque na categoria Super Truck Pro, com pole position e vitória de ponta a ponta na corrida 1, assumindo a liderança da competição em 2025 entre os pilotos experientes, com 121 pontos.
Por sua vez, os representantes da ASG na Super Truck Elite, a categoria dos novatos, também deram show na pista gaúcha: Arthur Scherer (#116) fez a pole e conquistou vitória de ponta a ponta na corrida 1, passando a ser o novo líder da sua categoria, com 130 pontos. Já Pedro Perdoncini (#117) vendeu a corrida 2, confirmando um grande dia para a equipe.
A 5ª etapa da Copa Truck 2025 será realizada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, no dia 13 de julho.
“Abbate, Scherer e Perdoncini levaram seus Actros ao posto mais alto do pódio em três das quatro disputas de ontem em Tarumã, que, como se esperava, foram muito competitivas e emocionantes.

Mais uma vez, os Actros entregaram força, desempenho e confiabilidade aos pilotos”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, Perdoncini e Scherer repetiram as duas vitórias que haviam obtido em Interlagos em maio. Parabéns aos pilotos e a toda equipe ASG, que dá total suporte nos boxes”.
ASG e Mercedes-Benz celebram três anos de sucesso com 2 títulos
Sete pilotos representam a ASG Motorsport na Copa Truck de 2025. Na categoria Super Truck Pro: Roberval Andrade (#15), Raphael Abbate (#26), Jaidson Zini (#25), Luiz Lopes (#99) e Bia Figueiredo (#111), primeira mulher campeã da Copa Truck no Brasil ao vencer a Super Truck Elite em 2024. Na Super Truck Elite, Pedro Perdoncini (#117) ganhou a companhia de Arthur Scherer (#116), novo integrante da equipe.
A ASG Motorsport celebra três anos de parceria com a Mercedes-Benz, com uma trajetória marcante na Copa Truck, consolidando-se como uma das principais equipes da categoria. Fundada em 2022, nasceu com a proposta de modernizar o ambiente da competição, oferecer experiências diferenciadas para os patrocinadores e implementar conceitos ESG, algo até então inédito no campeonato.
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e Consórcio Mercedes-Benz. Em 2025, o Banco Mercedes-Benz juntou-se aos patrocinadores de Roberval e Bia.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.
Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida
Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.
MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck
Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.
Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adequações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.