Áster conquista certificação ESG pelo quarto ano consecutivo
Selo de prestígio no mercado global lastreia modelo de governança e práticas sustentáveis priorizadas por empresa ao longo dos últimos anos
A Áster, concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conquista pelo quarto ano consecutivo a certificação ESG concedida pela QMS Certification Services North America, organismo de referência e atuação globais. O reconhecimento público endossa práticas consolidadas nas áreas ambiental, social, econômica, de governança e na relação com a cadeia de valor, que contribuem para a sustentabilidade na região.

Modelo de governança é apresentado em agendas institucionais, com ênfase na entrega de valor por meio do ESG
A nova acreditação conferida pela QMS consolida uma trajetória construída com intencionalidade, governança sólida e engajamento coletivo, destaca a alta gestão da Áster, empresa líder no segmento de máquinas e soluções tecnológicas para a atividade rural em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Áster foi a primeira concessionária de máquinas agrícolas no Brasil a receber a certificação ESG. A sigla em inglês, cada vez mais conhecida no mundo corporativo, representa o conjunto de práticas que abrangem preocupações ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governança (Governance). Neste terceiro pilar, destacam-se as práticas éticas de negócios, transparência e responsabilidade corporativa.
“As certificações ESG são fruto de um trabalho contínuo, feito ao longo do tempo, que incorporou a sustentabilidade às escolhas estratégicas e à rotina da empresa. A sustentabilidade é um dos nossos valores, está no DNA da Áster, e a QMS, referência global, lastreia nossas práticas – uma grande honra a todos nós, líderes, colaboradores e parceiros na cadeia de valor”, destaca Luiz Piccinin, presidente da Áster.
As ações ESG da Áster estão alinhadas a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), definidos como prioritários pela empresa: ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
No curto prazo, as ações concentram-se na implementação de práticas responsáveis em todas as unidades da Áster nos dois Estados de atuação, com foco na eficiência operacional, na redução de impactos ambientais e na promoção do bem-estar dos colaboradores.
No médio prazo, a empresa prioriza o fortalecimento de programas de inovação, a integração da cadeia de fornecedores e o engajamento das comunidades locais. Já no longo prazo, o objetivo é consolidar um modelo de negócio resiliente, capaz de gerar valor duradouro e posicionar a Áster como referência em sustentabilidade no setor do agronegócio, destaca Luiz Piccinin. “O ESG na Áster é parte indissociável da nossa identidade e da forma como escolhemos crescer, sempre com o propósito de trabalhar para que a vida possa avançar”.
Sobre a QMS – A QMS Certification é um organismo de certificação internacional acreditado que atua especificamente com certificação de sistemas de gestão e treinamentos de normas aplicáveis. Sua missão é fortalecer as empresas e a sociedade por meio das certificações. Com origem na Austrália, a QMS atualmente possui matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.
Sobre a Áster – Fundada em Campo Novo do Parecis (MT), a empresa atua em diversas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como representante exclusiva John Deere – maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo e que impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. A Áster oferece aos seus clientes soluções integradas, fortalecendo a melhor parceira no campo para o produtor rural, contribuindo para a nobre missão de alimentar o mundo.






