Atiaia Renováveis avança nas grandes concretagens de suas usinas hidrelétricas em construção em Goiás

Atiaia Renováveis avança nas grandes concretagens de suas usinas hidrelétricas em construção em Goiás

Serão aplicados aproximadamente 100 mil m³ de concreto nos dois empreendimentos: Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Taboca e Usina Hidrelétrica (UHE) Estrela

Atiaia Renováveis avança nas grandes concretagens de suas usinas hidrelétricas em construção em Goiás

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Grupo Cornélio Brennand, avança em uma das etapas mais importantes nas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Taboca e da Usina Hidrelétrica (UHE) Estrela, situadas nos municípios de Jataí, Serranópolis e Itarumã, no Estado de Goiás, com 29,8 MW e 48,4 MW de capacidade instalada respectivamente. Os empreendimentos seguem na fase das grandes concretagens, etapa fundamental para a consolidação das principais estruturas civis e para a garantia da eficiência operacional das futuras usinas.

Com cerca de 800 trabalhadores nos canteiros, as atividades envolvem a construção do circuito hidráulico de geração, composto por tomada d’água, conduto forçado e casa de força, além de vertedouro, muros de encosto, barragens de terra e blocos de ligação. Ao todo, serão aplicados aproximadamente 100 mil m³ de concreto, volume superior ao utilizado na construção do Estádio do Maracanã (80 mil m³).

“O complexo hidrelétrico em construção representa um marco para o Estado de Goiás e para o portfólio da Atiaia Renováveis. Além de Estrela ser nossa primeira UHE, o fato de construí-las de forma simultânea nos permite otimizar custos, ampliar a oferta de emprego e o desenvolvimento da economia na região, além de promover a geração de energia limpa com manejo responsável dos recursos naturais. É um empreendimento que une engenharia de excelência, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma Marcelo Costanzo, Gerente de Projetos da Atiaia Renováveis.

Localizadas no rio Verde (ou Verdinho, como é popularmente conhecido), a PCH Taboca e a UHE Estrela foram viabilizadas por meio do Leilão de Energia Nova A-5, realizado em outubro de 2022, do qual a Atiaia Renováveis saiu vencedora. A energia gerada pelas usinas será comercializada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), com início de fornecimento previsto para janeiro de 2027, fortalecendo e dando robustez ao sistema elétrico nacional.

Sobre a Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 556 MW, sendo 284 MW de usinas em operação e 272 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Foto/Divulgação

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades