ATP doa estudo de viabilidade para concessão do canal de acesso da Barra Norte

ATP doa estudo de viabilidade para concessão do canal de acesso da Barra Norte

ATP doa estudo de viabilidade para concessão do canal de acesso da Barra Norte

Cerimônia de entrega do EVTEA

Associação entrega documento ao Ministério dos Portos e Aeroportos e Antaq para o projeto de concessão do canal da Barra Norte do Rio Amazonas. Iniciativa ampliará capacidade de corredor logístico voltado à exportação de granéis vegetais e minerais

A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) entregou, nesta segunda-feira (5), ao ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e ao diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que vai ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros.

Barbosa destaca que, ao fortalecer a saída de escoamento de produção pelo Norte, será comprovada a vocação da região para o desenvolvimento do país. Segundo ele, atualmente, a Barra Norte movimenta cerca de 45 milhões de toneladas de cargas.

“A ATP e seus associados doaram esse estudo com objetivo de contribuir com avanço desse importante projeto para o setor de transportes e logística e para o escoamento de cargas pela região. A implementação do projeto trará inúmeros benefícios para a economia e para o aprimoramento logístico do país. Essa iniciativa reflete o compromisso do MPort, da Antaq e dos Terminais de Uso Privado (TUPs), em impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local”, analisa.

O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou que a entrega do EVTEA pela ATP dialoga com o momento atual da pasta de Portos e Aeroportos que, pela primeira vez na história, contará com uma secretaria nacional de hidrovias. “Trata-se de um momento importante para termos de fato um planejamento estratégico para o país na agenda hidroviária. Sabemos os benefícios que as hidrovias têm em relação à redução de custo operacional e um maior equilíbrio ambiental”, afirmou.

Segundo ele, os próximos passos após a entrega do estudo são realização de audiência pública, envio do projeto ao Tribunal de Contas da União, até a chegada da licitação. “O estudo da ATP é muito importante. A concessão da Barra Norte é uma oportunidade para aumento da competitividade da importação e exportação no mercado nacional e internacional”, analisa.

Costa Filho destacou a contribuição da ATP com a doação do estudo de viabilidade da concessão da Barra Norte. “Gostaria de agradecer, em nome do presidente Lula, o apoio institucional da ATP ao Ministério de Portos e Aeroportos. A solidariedade da associação com ministério e ressaltar a importância da agenda do setor para a economia brasileira”, completou.

Já o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a importância do estudo da ATP e ressaltou a atuação das associadas na região norte que gerou aumento na movimentação de cargas na Barra Norte, que atingiu 75 milhões de toneladas movimentadas na região Amazônica em 2023.

“Considero importante a participação do setor privado em contribuir com o Estado para melhoria da infraestrutura pela qual são exportadas as cargas. Exalto o simbolismo e a importância desse momento para a Barra Norte que vai beneficiar toda a região hidroviária da bacia do Rio Amazonas”, ponderou.

EVTEA

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas foi realizado pela Coastal Port Engenharia, a pedido da Associação de Terminais Portuários Privados e foi patrocinado pelas empresas associadas, Cargill, Amaggi, LDC e MRN.

O estudo, concluído em 2023, visa a concessão da região para otimizar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente.

O futuro concessionário terá a responsabilidade crucial de conduzir levantamentos hidrográficos periódicos, gerenciar o tráfego, implementar sinalização náutica e realizar a manutenção necessária, contribuindo assim para o crescimento econômico e aprimoramento logístico da área.

 

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