Atvos certifica todas as unidades agroindustriais para produção de SAF
A obtenção das certificações ISCC também habilita a companhia para exportar etanol para a União Europeia, Ásia e outros mercados
A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, recebeu as certificações ISCC EU, ISCC Plus, ISCC CORSIA e ISCC CORSIA Plus, que atestam seu compromisso com a sustentabilidade em suas oito unidades agroindustriais. Os dois primeiros selos habilitam a empresa a exportar etanol e seus derivados para a União Europeia e Ásia, enquanto os dois últimos a qualificam a comercializar o etanol para a produção do biocombustível de aviação (SAF, na sigla em inglês).
Com mais de 2 bilhões de litros de etanol produzidos na safra 23/24, a Atvos está entre as maiores empresas a obter a chancela em termos de volume de produção do produto. “Esse avanço comprova o momento de transformação pelo qual a companhia vem passando para se tornar uma plataforma global de biocombustíveis e líder na transição energética, auxiliando as principais economias do mundo a descarbonizarem o setor aéreo”, afirma Andréa Ramos, vice-presidente Comercial, de Logística e Planejamento Integrado da Atvos.
O CORSIA, Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation, é uma certificação reconhecida pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) como um instrumento para evitar o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor aéreo, avaliando critérios de economia de GEE na produção de biocombustíveis e eletricidade em suas diretrizes.
Já os selos ISCC EU e ISCC Plus comprovam que a Atvos está em conformidade com os requisitos socioambientais exigidos por países que integram a União Europeia, incluindo critérios de economia de GEE na produção de biocombustíveis e eletricidade. “A obtenção dessas certificações ratifica nossa preocupação em operar de maneira ética, equilibrada e responsável nos aspectos social, ambiental e econômico do nosso negócio, posicionando os biocombustíveis brasileiros como uma das melhores soluções energéticas e com baixa pegada de carbono já disponíveis para contribuir com as agendas globais de mudanças climáticas”, explica Andréa.
A conquista da Atvos é resultado de um rigoroso processo de auditoria realizado ao longo de 2024 nas oito unidades agroindustriais da empresa, localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.