Aviação agrícola impulsiona produtividade e sustentabilidade ao fortalecer o uso correto e seguro de defensivos
Segundo episódio da série “Conversando com o especialista” destaca as principais culturas beneficiadas pela tecnologia, a regulamentação da atividade e seus usos além da aplicação de defensivos
A aviação agrícola, que há mais de 75 anos contribui para a eficiência e proteção das lavouras brasileiras, é o tema do segundo episódio da série “Conversando com o especialista”, produzida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). O vídeo, disponível nas redes sociais do Sindiveg, traz a participação do diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), Cláudio Junior Oliveira, responsável pelo Módulo 5 do curso “Uso correto e seguro”, disponível na plataforma de treinamentos on-line da entidade.
De acordo com Oliveira, a aviação agrícola está vinculada a processos fundamentais para o desenvolvimento do setor no país, como semeadura, adubação e aplicação de fertilizantes, além da proteção das plantações e do combate a incêndios florestais. “Culturas importantes como a cana-de-açúcar, soja, milho e trigo têm um grau elevado de dependência da aplicação aérea”, ressalta.
Em 2024, o setor expandiu mais de 7%, o maior avanço da última década, e o Brasil hoje possui a segunda maior frota mundial, com mais de 2.700 aeronaves tripuladas. “Apenas no ano passado, mais de 40 milhões de litros de água foram lançados por mais de 100 pilotos e aeronaves em diversos estados brasileiros”, detalha o profissional.
Além de abordar as aplicações práticas da aviação agrícola, o módulo apresenta as boas práticas do setor, a regulamentação vigente, incluindo a Instrução Normativa 02-2008 do Ministério da Agricultura e os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBACs), e as questões ambientais associadas à atividade.
“Neste módulo, falamos também sobre o planejamento da aviação agrícola para fazer as suas aplicações. O treinamento é imperdível para quem quiser conhecer um pouco mais sobre sua relevância e a entrega que o setor faz por meio da aplicação no campo”, conclui o especialista.
A plataforma de cursos do Sindiveg oferece módulos gratuitos, práticos e certificados, voltados a agricultores, apicultores e demais profissionais da cadeia produtiva, promovendo a disseminação de boas práticas e incentivando uma produção agrícola segura, eficiente e sustentável. Para assistir ao vídeo completo e obter mais informações, acompanhe as redes sociais do Sindicato.