
Projeto Sacola Literária visa incentivar a leitura e enriquecer bibliotecas de instituições públicas, com conteúdo qualificado.
Na primeira quinzena de setembro, as escolas EMEBC Benedita Xavier Rodrigues, EMEB Fábio Firmino Leite e EMEB Rafael Rueda de Cuiabá (MT), receberam 600 livros por meio do projeto Sacola Literária, desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais.A iniciativa partiu da CNH Industrial, Banco CNH Industrial e Case IH, em parceria com a Secretaria de Educação do estado do Mato Grosso.
O projeto foi criado para incentivar a leitura dentro das instituições de ensino. Cada acervo é composto por 200 livros com obras para crianças, jovens e adultos, e títulos inclusivos como sensoriais, em braile e de introdução à literatura para alunos alfabetizados tardiamente (EJA). Um grande tapete para atividades de leitura ao ar livre e ecobags personalizadas também foram disponibilizados para que os alunos possam levar livros para casa e incentivar a literacia familiar, após o retorno das aulas nas escolas. O Banco CNH Industrial e a Case IH patrocinam o projeto com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, que inclui além do patrocínio e a entrega dos livros, atividades para professores e alunos.
Em 2020, devido a pandemia, as atividades foram adaptadas para o formato online. Serão disponibilizados a todos os professores e colaboradores das instituições de ensino uma oficina virtual com a professora, autora e contadora de histórias Marô Barbieri, especialista na promoção da leitura de forma prazerosa. Durante a oficina, Barbieri discorre sobre a importância da literatura e dá diversas dicas de como incentivar a leitura nas atividades com alunos de forma presencial ou online, a partir do acervo do projeto.
As instituições beneficiadas também receberão uma contação de histórias online personalizada, de um dos títulos recebidos, para que os professores possam trabalhar o método com os alunos. “Buscamos parcerias que gerem a democratização e o acesso a cultura e qualidade de vida para pessoas de todas as idades. O projeto Sacola Literária é um excelente parceiro nessa missão, porque contribui para despertar o interesse das crianças pela leitura, pela cultura e também trabalha valores humanos, ações que vão de encontro à nossa missão organizacional”, afirma Marianna Fernandes, Gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial.
Neste ano, oito mil livros serão distribuídos pelo projeto, para escolas públicas de 17 cidades de norte a sul do país. Por meio do patrocínio da CNH Industrial, o projeto será viabilizado em quatro municípios do Mato Grosso (Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande e Cuiabá), que terão selecionadas dez instituições de ensino para receber 200 livros cada. A CNH Industrial entende que tem a responsabilidade social de promover o desenvolvimento e crescer junto com as comunidades onde está inserida. “Nosso trabalho de relacionamento comunitário na América do Sul é voltado para a educação, por entendermos que essa é a melhor forma de contribuirmos para o desenvolvimento das cidades onde estamos presentes”, aponta Erika Michalik, especialista em sustentabilidade da CNH Industrial.
(Fonte:Assessoria de imprensa)