Banco CNH Industrial e New Holland promovem projeto de desenvolvimento pessoal e profissional para adolescentes

Até o dia 7 de outubro deste ano, com o apoio das marcas da CNH Industrial, New Holland Agriculture e Banco CNH Industrial, cerca de 720 adolescentes do ensino médio participarão de atividades do projeto Crê-SER, desenvolvido pela Associação Gente de Bem em quatro escolas da rede de ensino público estadual localizadas no bairro Cidade Industrial, em Curitiba. As escolas atendidas pelo projeto são Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral, Colégio Estadual Guido Straube, Colégio Estadual Guilherme Maranhão e o Colégio Estadual Brasilio Ferreira de Castro.
O projeto Crê-SER busca o desenvolvimento de competências socioemocionais e despertar o interesse dos alunos pela qualificação profissional. Serão realizadas várias atividades fora da sala de aula que permitirão aos jovens viverem novas experiências em espaços culturais, faculdades e grandes empresas de Curitiba, entre a elas a planta da CNH Industrial no CIC.
Os temas como orientação vocacional, empreendedorismo, e autoconhecimento são tratados por meio de dinâmicas de grupo, atividades ao ar livre, teatro, simulações, depoimentos de convidados, atividades artísticas e outras metodologias ativas. Serão selecionados 120 adolescentes para participar do programa completo, que tem a duração de um ano letivo. Além disso, também serão realizadas quatro palestras sobre importantes questões da adolescência para 600 jovens.
Desde 2018, o Banco CNH Industrial e a New Holland Agriculture têm apoiado as iniciativas da Associação Gente de Bem, que atua com educação integral transformadora através de projetos junto a adolescentes, educadores de escolas públicas e as famílias desses estudantes.
“Apoiar projetos que promovem a melhoria educacional em todas as instâncias é prioridade para nós do Banco CNH Industrial. Acreditamos que uma educação de qualidade é capaz de transformar a vida de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social e, incentivando o projeto Crê-SER, garantimos a assistência à educação para empregabilidade, fomentando o desenvolvimento empreendedor daqueles que participam”, destaca Jéssica Kosak, Gerente de Comunicação e Marketing do Banco CNH Industrial.
As ações apoiadas pelas marcas da CNH Industrial estão ligadas ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental; e também têm foco no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 da ONU, pautam não só as ações de sustentabilidade da empresa, mas também sua estratégia de negócio.
A integração social e econômica dos jovens sempre foi um desafio contínuo no mundo mesmo antes da pandemia. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um em cada seis jovens de 18 a 29 anos (17,4%) parou de trabalhar desde o início da crise sanitária. No contexto de mais obstáculos no mercado de trabalho e uma transição prolongada da escola para o trabalho devido a isso, o relatório da OIT também sinaliza que 38% dos jovens se sentem profundamente incertos sobre as perspectivas futuras de carreira.[1]
“Sabemos que a educação sofreu e vem sofrendo com diversas lacunas no processo de formação e aprendizagem como um dos efeitos da pandemia. Por isso, buscamos apoiar projetos como o Crê-SER pois trabalham as múltiplas habilidades das pessoas e abrem portas para oportunidades de formação profissional dos adolescentes. Isto é fundamental para o avanço do desenvolvimento social no sentido de reconstrução, tendo como pilar a melhoria da educação e da formação humana. A metodologia utilizada pela Associação Gente de Bem leva aos alunos a entenderem seus talentos e a buscarem seus próprios caminhos para o desenvolvimento de competências para a vida e o trabalho” ressalta Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina.