BASF e Grão Direto firmam parceria com foco na digitalização do mercado agrícola
■ O ecossistema Conecta.ag vai ampliar atuação a partir da parceria com a startup
■ A partir deste acordo, Grão Direto se fortalece como principal plataforma para comercialização digital de grãos no mercado, com operações no mercado spot, a termo e barter
■ BASF reforça sua posição em capital de risco e empreendedorismo
O ecossistema digital para o setor agrícola da BASF, Conecta.ag, e a startup Grão Direto, maior plataforma de comercialização digital de grãos da América Latina, anunciam parceria para o mercado brasileiro. A iniciativa é voltada para a oferta de soluções digitais, na compra e venda de grãos, para toda a cadeia de agricultores, distribuidores e revendedores. Além disso, a unidade de capital de risco corporativo, BASF Venture Capital (BVC), tornou-se sócia da startup com a saída de um acionista minoritário.
Assim como a tecnologia vem promovendo ganhos de produtividade no manejo das safras, quando olhamos para “antes e depois da porteira” também há muitas oportunidades de novos modelos de negócio e inovação. Ampliar as opções para a comercialização e barter digital de grãos no Brasil é o objetivo da parceria com foco nos cultivos de soja e milho, através de um portfólio de produtos e serviços que serão realizados pela Grão Direto e futuramente serão disponibilizados no ecossistema Conecta.ag.
De acordo com Patrícia Ambrósio, Head de Serviços Financeiros e Operações Estruturadas – Digital e Excelência Comercial da BASF, este acordo dá início às atividades do pilar financeiro do ecossistema lançado em 2022, que já conta com um marketplace é um pilar de fidelidade.
“O Conecta.ag é um ecossistema digital aberto em que os diversos atores da cadeia agrícola podem integrar sua presença física e online em um único ambiente. A parceria com a Grão Direto tem valor estratégico pela expertise e pioneirismo em soluções nativamente digitais para a comercialização de grãos. Trabalharemos na integração das soluções para as operações de troca e comercialização na jornada do produtor no nosso ecossistema, nosso objetivo é torná-las 100% digitais entregando agilidade e simplicidade na forma de fazer negócios com grãos”, explica Patrícia
Para Alexandre Borges, CEO da Grão Direto, este é um acordo com uma visão de longo prazo. “Reforçamos o nosso propósito de sermos uma plataforma neutra, independente e aberta a todos os players do mercado. Além disso, a conexão direta e em tempo real entre compradores e vendedores destrava uma série de novos negócios financeiros e logísticos”, ressalta Borges.
A startup possui o aplicativo para comercialização digital de grãos mais baixado no mundo, com mais de 300 mil downloads e cerca de 7 mil pontos de entrega/retirada de grãos com precificação em tempo real para diferentes condições logísticas, modalidades e prazos de pagamento. Além disso, mais de 20 milhões de preços são calculados diariamente pelos algoritmos proprietários da plataforma. Nos últimos 12 meses, a startup já atingiu 5 milhões de toneladas de grãos conectados digitalmente, atendendo diferentes públicos: pequenos e grandes produtores rurais, revendas, cooperativas até as grandes tradings mundiais.
Jornada digital dos grãos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a produção de grãos no Brasil na safra 2022/23 foi de 286,5 milhões de toneladas. De acordo com as Projeções do Agronegócio – Brasil 2021/22 a 2031/32 do Ministério da Agricultura, da Embrapa e da Universidade de Brasília, a produção de grãos no Brasil deverá aumentar 36,8% nos próximos 10 anos.
Os ganhos de produtividade são consequência da alta tecnificação e adoção de tecnologias para dentro das porteiras das propriedades rurais. No entanto, tal eficiência de produção e crescimento representam desafios quando as produções cruzam as porteiras das propriedades rurais. A jornada digital de comercialização de grãos viabiliza e impulsiona uma série de soluções financeiras, logísticas e comerciais ainda pouco exploradas, mas que hoje já crescem exponencialmente.
Além disso, o perfil do agricultor vem mudando e sua presença online está cada vez maior. Isto tem reinventado sua jornada e atraído investimentos em modelos de negócios inovadores, que integram soluções offline com tecnologias digitais. O mercado global de agricultura digital deve crescer em média 15,9% ao ano até 2026, atingindo o valor de US$ 8,33 bilhões, de acordo com a consultoria 360 Research & Reports.
Corporate venture capital
Com a missão de catalisar as mudanças do futuro da indústria, a entrada da BASF Venture Capital no quadro societário da Grão Direto reforça sua atuação na América do Sul em 3 dos pilares da tese de investimento do fundo, que são: AgTechs, digitalização e novos modelos de negócios.
“A Grão Direto possui no cerne de sua proposta de valor gerar muita eficiência e conexão para um mercado que hoje tem duas realidades: o mercado físico com seus desafios logísticos e processos analógicos e o mercado financeiro concentrado em bolsas como a de Chicago. Sua plataforma garante transparência das transações, redução de ineficiências para compradores e vendedores, além do acesso de mais agricultores às melhores oportunidades para comercializar suas safras”, comenta Karime Hajar, Gerente de Investimentos da BASF Venture Capital (BVC) para América do Sul.