Bauer lança o “Guia de Culturas”, material gratuito sobre produção irrigada
A publicação destaca como a irrigação fortalece o agronegócio, valoriza as lavouras e acelera o retorno sobre os investimentos. A primeira edição é dedicada ao algodão
A Bauer do Brasil acaba de lançar o Guia de Culturas Irrigadas Bauer, um conteúdo inédito e gratuito que mostra como a irrigação potencializa a produtividade de diferentes lavouras. O primeiro volume é dedicado ao algodão, cultura que ocupa cerca de 2 milhões de hectares no país. Segundo a Conab, na safra 2023/24 o Brasil plantou aproximadamente essa mesma área, alcançando uma produção de 8,9 milhões de toneladas de algodão em caroço, o que equivale a cerca de 40% em pluma (3,7 milhões de toneladas). Responsável por colocar o Brasil na liderança mundial das exportações, com 2,6 milhões de toneladas embarcadas, a cotonicultura fortalece o PIB do agronegócio, gera milhares de empregos e abastece uma cadeia ampla, que vai desde a indústria têxtil até a produção de óleos e ração animal.
A irrigação, especialmente por pivô central, tem se mostrado decisiva para agregar qualidade às fibras e ampliar a rentabilidade no campo. “Nosso objetivo é oferecer conhecimento acessível e prático para que o produtor enxergue a irrigação como aliada estratégica. O algodão mostra isso de forma muito clara”, afirma Rodrigo Parada, Co-CEO da Bauer LATAM e Diretor Global de Vendas e Marketing do Grupo Bauer.
Mais do que disponibilizar informações técnicas, a Bauer busca escutar o produtor rural e compreender seus desafios diários. A proposta do guia é justamente traduzir conhecimento em soluções práticas, permitindo que cada agricultor enxergue de forma clara como a irrigação pode contribuir para maior eficiência, qualidade e segurança da produção.
O Guia de Culturas Irrigadas Bauer terá edições mensais sobre culturas estratégicas como soja, batata, milho, feijão e cana-de-açúcar. “O guia foi pensado como uma ferramenta de apoio ao produtor rural. Cada material mostra, com dados técnicos, o impacto da irrigação na produtividade e na qualidade da colheita”, explica Luiz Alberto Roque, Co-CEO da Bauer LATAM e CEO da Irricontrol.
A edição dedicada ao algodão destaca que o uso da irrigação pode agregar até 15% ao valor da pluma e reduzir o tempo de retorno de investimento em pivôs centrais para apenas duas ou três safras. “Isso significa que o produtor não só garante maior previsibilidade no cultivo, como também conquista uma posição mais competitiva no mercado global”, reforça Parada.
Sob a gestão compartilhada de Luiz Alberto Roque e Rodrigo Parada, a companhia vem registrando resultados expressivos. Em 2024, o faturamento superou R$ 600 milhões, reflexo direto da estratégia de crescimento e da proximidade com o produtor rural. Nesse período, também foi anunciado o investimento de R$ 40 milhões na nova fábrica no Brasil, fortalecendo a capacidade produtiva e tecnológica. A matriz na Áustria acompanha de perto esse avanço, utilizando o Brasil como referência para ampliar o market share global a partir de análises estratégicas bem-sucedidas. O lançamento do Guia de Culturas Irrigadas Bauer simboliza mais um passo nesse caminho, reforçando o objetivo de liderar o mercado nacional de irrigação.
A Bauer do Brasil pretende tornar o guia uma referência para o agronegócio brasileiro. Gratuito e de atualização mensal, o material reforça o compromisso da companhia em apoiar o produtor rural com informação técnica de qualidade. “Queremos ser parceiros do produtor em sua tomada de decisão, oferecendo soluções que unam tecnologia, sustentabilidade e rentabilidade. Este é apenas o primeiro passo de uma série de conteúdos que acompanhará os desafios e as oportunidades de diferentes culturas agrícolas”, conclui Roque.
Para ter acesso ao conteúdo, o produtor rural deve acessar a página https://lp.bauer-br.com/
Faça download do “Guia de Culturas Irrigadas Bauer” clicando aqui.