BBCE lança solução para contratos de energia com volumes sazonais no agronegócio
Funcionalidade “Fluxo não constante” facilita a comercialização de energia para operações com biomassa e geração variável ao longo do ano

A BBCE, maior ambiente para negócios com energia do Brasil, anuncia o lançamento do campo “Fluxo não constante” na BBCE Boleta Eletrônica – detalhada, uma nova funcionalidade que simplifica a formalização de contratos de compra e venda de energia para produtores e usinas com geração sazonal, como as unidades de biomassa, ao permitir diferentes volumes de fornecimento mês a mês em um único instrumento contratual.
A ferramenta permite que empresas clientes formalizem operações de compra e venda de energia com volumes de fornecimento distintos para cada mês, reunindo em um único contrato um fluxo não linear de comercialização. A solução visa propiciar facilidade e segurança operacional ao concentrar diferentes vencimentos e volumes em um só instrumento contratual.
A funcionalidade nasceu para atender à necessidade específica de empresas que negociam contratos com volumes variáveis ao longo do tempo, como no caso de energias incentivadas à biomassa, mas também beneficia outras operações com fluxos de geração não frequente.
“O ‘Fluxo não constante’ é um marco na nossa plataforma, respondendo diretamente a uma demanda crescente de nossos clientes por flexibilidade e precisão em contratos de energia de longo prazo. Estamos comprometidos em fornecer soluções que reflitam a dinâmica real do mercado, garantindo transparência e eficiência para todos os participantes,” afirma Camila Batich, CEO da BBCE.
Com o lançamento, o “Manual do Usuário do EHUB” foi atualizado e já está disponível no site institucional da BBCE, na seção Comunicados e Documentos, tópico Documentos.
Para mais informações, o BBCE Canal do Cliente está à disposição pelo chat na plataforma.
Sobre a BBCE
A BBCE é o maior ambiente para negócios com energia do Brasil. Como administradora de balcão autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a BBCE provê, há mais de uma década, serviços de negociação, pós-negociação e dados de mercado de energia física e derivativos de energia. Em 2025, foram movimentados cerca de R$ 89 bilhões e cerca de 385 mil GWh em mais de 78 mil contratos de energia negociados nos sistemas da BBCE, em operações que conectam o mercado com eficiência, liquidez e transparência.






