BemAgro lança tipagem de daninhas com inteligência artificial e inova no controle de invasoras na cana-de-açúcar
A nova funcionalidade da Plataforma BemAgro, mapeia, identifica, e classifica diferentes tipos de plantas daninhas, otimizando o uso de defensivos e promovendo um manejo mais sustentável, eficiente e econômico.
A BemAgro, agtech referência em agricultura digital, anuncia o lançamento de uma inovação que promete transformar o controle de plantas daninhas na cana-de-açúcar: a tipagem automatizada com inteligência artificial, agora disponível no módulo Field Monitoring. A tecnologia chega em um momento crítico, em que infestações podem causar perdas de até 60% na produtividade, exigindo soluções mais inteligentes e adaptadas à realidade do campo.
Integrada à plataforma SaaS da BemAgro, a nova funcionalidade utiliza IA, visão computacional e dados georreferenciados para detectar, mapear e classificar automaticamente quatro grupos funcionais de daninhas: mamona, folhas largas, folhas estreitas e gramíneas e outras espécies. A partir das imagens captadas por drones, o sistema gera mapas interativos em tempo real, compatíveis com os principais monitores agrícolas, permitindo aplicação localizada de herbicidas e maior precisão nas decisões de manejo.

Com a nova solução de tipagem de daninhas, permitimos que produtores identifiquem e tratem com precisão diferentes tipos de plantas daninhas. Essa tecnologia não só otimiza o uso de herbicidas seletivos, mas também proporciona um manejo muito mais sustentável e eficiente. Esta solução coloca a inovação tecnológica no centro das operações agrícolas, promovendo um controle mais inteligente e maximizando o retorno sobre o investimento”, afirma Alberto Horita, CPO da BemAgro.
Diagnóstico funcional com prescrição direcionada
O diferencial da nova funcionalidade está na classificação automática por tipo de daninha, respeitando as respostas agronômicas de cada grupo aos diferentes princípios ativos. Essa abordagem permite:
- Aplicação seletiva de defensivos com base no tipo de infestação;
- Redução do uso de herbicidas em nas áreas parcialmente infestadas;
- Minimização do impacto ambiental e do risco de resistência;
- Análise comparativa entre ciclos e regiões com histórico georreferenciado.
O produtor pode ainda configurar a área de aplicação com ou sem buffer, respeitando o tipo de pulverizador e a estratégia operacional definida para a safra.
Uma ferramenta estratégica para a canavicultura
Com a cana-de-açúcar sendo uma cultura semi perene e altamente sensível à competição por recursos, a tipagem de daninhas se consolida como um avanço essencial no manejo integrado. A funcionalidade é parte do módulo Field Monitoring, já conhecido por transformar imagens de campo em insights agronômicos práticos e acionáveis.
Além do mapeamento e da tipagem, a solução oferece:
- Visualização das áreas críticas em tempo real;
- Geração automática de zonas de manejo;
- Exportação de mapas de prescrição com poucos cliques.
Com isso, o produtor passa a ter mais controle, previsibilidade e economia no combate às daninhas, com uma gestão adaptada à realidade da lavoura.