Bio-óleo 100% renovável do Vale do Jequitinhonha acelera descarbonização da indústria brasileira
De origem vegetal, o biocombustível substitui fontes fósseis e apoia a transição para uma matriz energética mais limpa
No Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a Aperam BioEnergia produz bio-óleo em escala industrial
A indústria brasileira avança na direção da descarbonização. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em junho deste ano, 48% das indústrias no país adotaram medidas voltadas ao uso de energia limpa em 2024. O percentual representa um salto de 14% em relação a 2023.
No Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a Aperam BioEnergia é uma das precursoras desse movimento. A empresa produz bio-óleo a partir da condensação de gases gerados durante a transformação do eucalipto em carvão vegetal. O biocombustível é 100% renovável e está sendo aplicado por empresas parceiras para substituir fontes fósseis em processos industriais, reduzindo as emissões de CO2.
Entre os parceiros que já utilizam o bio-óleo está a Nexa Resources, que utiliza o biocombustível na produção de óxido de zinco em sua unidade metalúrgica em Três Marias (MG), em substituição a combustíveis fósseis. O bio-óleo já é empregado em 12 dos 47 fornos da planta, com previsão de cobertura total até 2030.
A produção e beneficiamento do bio-óleo só foi possível graças a uma série de inovações e soluções tecnológicas desenvolvidas pela própria Aperam BioEnergia, como os fornos automatizados e os queimadores de gases. Atualmente, a empresa comercializa cerca de 5 mil toneladas de bio-óleo por ano, com planos de dobrar esse volume em 2025, alcançando aproximadamente 10 mil toneladas. O objetivo é de ampliar o mercado e de seguir investindo no aumento da capacidade produtiva.
Reconhecimento nacional
A Aperam BioEnergia foi a grande vencedora da edição 2025 do Prêmio ESG na categoria Inovação em Energia Renovável, no Eixo Ambiental, com o projeto “Produção de bio-óleo, um combustível renovável – zero emissão de carbono”. Esse é um dos maiores reconhecimentos do Brasil na área de Environmental, Social e Governance (ESG), sigla que representa as políticas das empresas nas áreas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança. Realizado anualmente, o Prêmio ESG reúne organizações públicas, privadas e cooperativas, que se habilitam a apresentar seus cases de sucesso.
Aperam BioEnergia
A Aperam BioEnergia é hoje a maior produtora de carvão vegetal do mundo. Localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a empresa investe continuamente em novas tecnologias que a transformaram em referência global em inovação e sustentabilidade na indústria florestal. A partir das florestas renováveis de eucalipto, são produzidas 450 mil toneladas de carvão vegetal por ano.
Fotos:Elvira Nascimento