Bio2Me e UFPI apresentam estudo que comprova os benefícios do Baru na alimentação animal
Parceria entre a greentech e o Departamento de Zootecnia da UFPI revela potencial da polpa de Baru como substituto sustentável ao milho na dieta de ovinos
A Bio2Me, greentech especializada em bioativos do Cerrado, esteve presente neste mês de maio na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para apresentar os resultados de um projeto inovador conduzido em parceria com o Departamento de Zootecnia da instituição (DZO). O estudo avaliou o uso da polpa de Baru como alternativa ao milho na alimentação de animais, com foco especial em ovinos, e demonstrou resultados promissores para a sustentabilidade na pecuária.
O trabalho, que fortalece a conexão entre ciência, inovação e negócios de impacto, está alinhado à estratégia da Bio2Me de promover o desenvolvimento sustentável por meio do uso consciente da biodiversidade brasileira, integrando tecnologia e pesquisa acadêmica para soluções mais eficientes em saúde e bem-estar animal.
A pesquisa, coordenada por Michele Parente, docente da UFPI, alcançou um dos principais objetivos ao comprovar que a substituição completa do milho pela polpa de Baru na dieta de ovinos é viável, sem prejuízo à qualidade da carne.
“A Bio2Me foi essencial para o desenvolvimento desse projeto. Ao longo do trabalho, obtivemos êxito na substituição completa do milho pela polpa de Baru na alimentação de ovinos, sem comprometer o sabor, a maciez e o aroma da carne pelo consumidor final. Ou seja, alcançamos excelentes resultados”, destacou a professora.
A presença da startup na UFPI para a apresentação dos resultados reforça a importância da colaboração entre a iniciativa privada e a academia na construção de soluções inovadoras, sustentáveis e economicamente viáveis para o setor agropecuário brasileiro.
Com esse projeto, a Bio2Me avança em sua missão de valorizar os bioativos do Cerrado, promovendo práticas sustentáveis e impulsionando a bioeconomia nacional por meio de parcerias estratégicas com centros de pesquisa e universidades.