Biodegradável, substrato para cultivo de microverdes impulsiona mercado em expansão no Brasil

Biodegradável, substrato para cultivo de microverdes impulsiona mercado em expansão no Brasil

A busca por práticas agrícolas sustentáveis tem impulsionado o mercado de horticultura urbana no Brasil e no mundo, elevando a demanda por soluções que aliam eficiência produtiva e responsabilidade ambiental.

Floral Atlanta

Nesse cenário, a Floral Atlanta, empresa especializada em soluções para horticultura, reforça o mercado urbano com a linha Green-up Microgreen Bio – substrato mais biodegradável desenvolvido especialmente para o cultivo de microverdes – vegetais em estágio inicial de crescimento colhidos poucos dias após a germinação, conhecidos pelo alto valor nutricional e crescente presença na gastronomia gourmet.

A inovação chega em momento estratégico para o mercado brasileiro. Globalmente, o mercado de microverdes deve atingir US$ 335,16 bilhões até 2029, crescendo a uma taxa anual de 6,40%, no campo. Já nas grandes cidades, os microverdes têm conquistado espaço como alternativa para agricultura urbana.

“O que a gente tem feito é um trabalho recente com produção de microverdes. Essas microplantinhas que geralmente você encontra em pratos mais gourmet, de lanches, de pratos mais nobres. O consumo desse produto aumentou bastante. Nós já temos produtores no Brasil ganhando dinheiro com isso. É um mercado interessante que está chegando nas grandes cidades. Bem voltado para a agricultura urbana, de metrópole, de capitais”, explica o gerente comercial da Floral Atlanta, Ruy do Carmo.

A espuma hidropônica Green-up Microgreen Bio incorpora materiais biodegradáveis, visando maior controle no cultivo e menor impacto ambiental no processo produtivo. “A nossa espuma fenólica está se mostrando um bom substrato para esse tipo de cultivo. Como as plantas são jovens e pequenas, o ciclo é curto. As espumas permitem uma produção mais eficiente e plantas mais limpas”, complementa.

A adoção de sistemas mais eficientes e sustentáveis na horticultura é uma tendência crescente. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), práticas agrícolas mais sustentáveis podem aumentar a produtividade em até 58% e reduzir o uso de recursos naturais em cerca de 30%. Nesse contexto, soluções que aliam precisão técnica e responsabilidade ambiental ganham relevância entre produtores e profissionais da área. Sua estrutura permite o cultivo com alta densidade de mudas por bandeja, otimizando o uso do espaço em estufas e viveiros.

Ele explica que a composição biodegradável do Green-up Microgreen Bio se destaca por se alinhar a duas grandes necessidades do setor: “com a redução de produtos químicos no cultivo de microverdes, conseguimos aliar desempenho agronômico a práticas mais conscientes, atendendo tanto à demanda do mercado quanto a critérios ambientais”, aponta.

Benefícios técnicos e ambientais – Além de contribuir com a redução do uso de insumos químicos, os novos produtos da Floral Atlanta promovem menor consumo de água, redução da mão de obra e diminuição de perdas na produção. A estrutura física dos substratos proporciona equilíbrio entre retenção de água e aeração, dois fatores determinantes para o vigor e a sanidade das raízes. “Acreditamos que o futuro da horticultura envolve tecnologias que otimizam o manejo, reduzem o impacto ambiental e ampliam a eficiência da produção. Queremos apoiar o setor na transição para práticas mais sustentáveis, sem comprometer o desempenho”, diz.

Os microverdes são altamente valorizados por sua densidade nutricional, contendo vitaminas, minerais e antioxidantes em concentrações proporcionalmente significativas mais altas do que suas versões adultas. Pesquisa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontou concentrações de nutrientes até 40 vezes maiores em microverdes comparados ao mesmo peso de vegetais na fase adulta, como no caso da rúcula.

Sobre a Floral Atlanta – Uma empresa do Grupo Polar, especializada na fabricação de espumas fenólicas para o mercado agrícola e espumas florais, atuando, ainda, como importadora de peças decorativas e acessórios essenciais para profissionais dos setores de floricultura, decoração e eventos.

Sobre o Grupo Polar – Com experiência e competência técnica há mais de duas décadas, é pioneiro no desenvolvimento de elementos térmicos (gelos), atua com a fabricação de caixas, bolsas térmicas, dataloggers, rastreadores e monitores de temperatura, incluindo serviços de qualificação, treinamento e consultoria. A companhia foi a primeira empresa no Brasil a investir em desenvolvimento de pesquisas e soluções personalizadas em Cold Chain, garantindo os padrões e certificações regulatórias nacionais e internacionais em todo o processo. O Grupo Polar é detentor de nove prêmios Sindusfarma de Qualidade.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades