BNDES e FBB destinam R$ 100 mi do Ecoforte para redes de agroecologia e produção orgânica no país
- Volume de recursos do BNDES e Fundação BB para retomada do programa é o maior da história e dará prioridade para participação de mulheres, jovens e povos tradicionais
- Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, o governo federal pretende ampliar a escala de produção, oferta e o consumo de alimentos saudáveis no país
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) lançam nesta quarta-feira, dia 3, edital no valor de R$ 100 milhões para fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica no país. O anúncio será feito durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra para Agricultura Familiar, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e Chefe da Secretaria-Geral, Marcio Macedo, da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
O edital, com o valor recorde, marca o retorno do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte) como principal instrumento do governo federal para o apoio à agroecologia e à transição dos sistemas alimentares para sistemas mais saudáveis e sustentáveis. A iniciativa vai selecionar e apoiar projetos territoriais que fortaleçam redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, além de cooperativas e organizações socioprodutivas.
“Com essa iniciativa, estamos promovendo autonomia social e econômica das famílias agricultoras ao mesmo tempo que contribuímos para a promoção de sistemas alimentares resilientes frente às mudanças climáticas, que é uma prioridade deste governo”, diz o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Os recursos, não reembolsáveis, serão investidos no aprimoramento de sistemas produtivos da sociobiodiversidade, ampliando a geração de renda dos beneficiários. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, com a abordagem agroecológica o governo federal pretende ampliar a escala de produção, oferta e o consumo de alimentos saudáveis no país.
“Trata-se de investimento social que, junto do apoio tradicional do BB via crédito aos agricultores familiares de todo o país, promove desenvolvimento ao campo, com geração de emprego e renda, levando comida à mesa dos brasileiros”, reforça a a presidenta do BB, Tarciana Medeiros.
Quem pode participar – Os executores dos projetos selecionados devem ser entidades privadas sem fins lucrativos que representem as redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica de base agroecológica. Cada rede deve ser composta por, no mínimo, três organizações produtivas da agricultura familiar (cooperativa ou associação de produtores), incluindo povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, pescadores artesanais, aquicultores familiares, extrativistas e demais povos e comunidades tradicionais. As propostas podem ser enviadas até o dia 19 de agosto de 2024 pelo link: https://ecoforte.fbb.org.br/
Leia a matéria completa na Agência BNDES de Notícias:
Fotos:BNDES / Divulgação