Brado implanta Redex em terminal de Rondonópolis

Brado implanta Redex em terminal de Rondonópolis

Novo mecanismo permite que cargas para exportação possam ser liberadas diretamente no terminal da empresa, chegando ao porto prontas para o embarque

Brado implanta Redex em terminal de Rondonópolis

A Brado implantou em seu terminal em Rondonópolis (MT) o chamado Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex). O mecanismo é um espaço físico destinado aos processos de despacho aduaneiro de mercadorias que aguardam a liberação para serem exportadas. Assim que entram na área do Redex, as cargas começam a ser acompanhadas remotamente pela Receita Federal, por meio do sistema de informação e de câmeras instaladas no local. A qualquer momento, os fiscais podem pedir uma vistoria mais detalhada, seja presencialmente ou realizada com uma câmera móvel.

A novidade vai agilizar o processo de exportação, já que a liberação das cargas será feita ainda no terminal, simultaneamente à operação habitual. O recinto já está habilitado pela Receita Federal. “O Redex em Rondonópolis permite que a carga já saia pronta para o embarque marítimo, reduzindo o tempo de operação e consequente risco de perda de embarque no navio. Também proporciona mais segurança às cargas e contribui para aliviar a movimentação na área portuária. Há ganhos para todos os elos da cadeia, principalmente para o cliente”, afirma André Luis H. Nóbrega, gerente de Planejamento da Brado e líder do projeto Redex.

A Brado investiu R$ 3 milhões em adequações de infraestrutura, entre elas a instalação de uma cerca no padrão da Receita Federal, controles de acesso de pessoas e veículos e aumento da quantidade de câmeras no local, para que toda a área seja monitorada, sem pontos cegos. Grande parte do Terminal de Rondonópolis foi transformada no recinto, que ficou com 146,6 mil m2 de área.

O Redex da Brado em Rondonópolis atende cargas secas, como algodão, grãos e madeira. Esta última terá um benefício extra: a fumigação com brometo de metila, produto com manipulação restrita às áreas autorizadas pela Receita Federal. A fumigação é um processo obrigatório para eliminar a presença de insetos, ervas daninhas e fungos da madeira.

“Com os frequentes desafios nos fluxos logísticos dos portos, a utilização do terminal Redex se mostra uma solução estratégica e eficaz. Oferecendo uma alternativa para agilização de processos essenciais, como desembaraço aduaneiro, fumigação e inspeção de mercadorias”, diz Pedro Azevedo, CEO da PA Trading, cliente da Brado.

“As cargas são 100% rastreadas a partir do momento em que entram no recinto, saem do terminal para o transporte ferroviário já com o lacre definitivo no contêiner, tonando-se internacionalizadas, e são acompanhadas até a chegada ao porto. Esse acompanhamento garante segurança extra ao processo”, diz Nóbrega.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades