Brasil constrói aliança global para a defesa do algodão
Durante o ICA Trade Event 2025, em Dubai, a Abrapa enfatizou parceria entre Brasil, Estados Unidos e Austrália em prol da fibra natural
A delegação brasileira concluiu a semana de trabalhos no ICA Trade Event 2025, realizado em Dubai, com resultado positivo. Além da rodada de negócios e do fortalecimento de parcerias comerciais, a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no evento anual da International Cotton Association (ICA) consolidou o Brasil como importante voz na defesa do algodão como fibra natural, mais sustentável e saudável que as sintéticas.
“Um dos pontos altos do ICA foi a reunião trilateral entre Brasil, Estados Unidos e Austrália. O encontro teve um tom extremamente colaborativo, com os países discutindo estratégias conjuntas de promoção, comunicação e defesa institucional do algodão”, analisa Marcelo Duarte, Diretor de Relações Internacionais da Abrapa. Também foram abordadas iniciativas legislativas em curso, como o projeto americano BACA (Buy American Cotton Act), que prevê créditos tributários (tax credits) para marcas e varejistas que utilizarem algodão americano, além de propostas de regulação internacional para reduzir a poluição por microplásticos.
Para Duarte, a disposição dos países em trabalhar lado a lado, inclusive em temas de defesa legislativa e políticas públicas, marcou um novo capítulo nas relações entre os grandes exportadores.
O presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, também destacou a importância da união entre os grandes países produtores em defesa da pluma. “Estamos construindo com os Estados Unidos e a Austrália uma frente unificada para conscientizar governos e consumidores sobre a importância de escolher fibras naturais em vez das sintéticas. O consumo crescente de fibras fósseis gera poluição e causa danos à saúde humana. Defender o algodão é defender o meio ambiente e a qualidade de vida”, afirmou.
Na avaliação da presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto, o ICA Trade Event foi uma oportunidade para reforçar a união internacional do setor pelo aumento do consumo do algodão e combate às fibras sintéticas. “Um dos temas mais importantes tratados no evento foi o dos desafios para aumentar o consumo de algodão no mundo. Ele superou qualquer competitividade comercial entre os concorrentes do mercado internacional, que se concentraram em encontrar soluções viáveis para a superação do baixo consumo global da fibra.”, concluiu Zanotto.
Cotton Brazil Luncheon reuniu produtores brasileiros e líderes mundiais do setor
Pelo segundo ano consecutivo, a Abrapa promoveu o Cotton Brazil Luncheon, encontro de negócios que reuniu cerca de 160 executivos e investidores no dia 7 de outubro, Dia Mundial do Algodão. A programação contou com três painéis temáticos sobre safra, exportações e tendências de mercado.
Durante o encontro, a delegação brasileira transmitiu uma mensagem clara e positiva sobre o algodão brasileiro, focada nos avanços consistentes em qualidade, na confiabilidade do sistema de classificação e rastreabilidade, e no forte compromisso dos produtores com sustentabilidade, eficiência e inovação.
Além dessa agenda, a delegação brasileira aproveitou o evento para estreitar laços comerciais com tradings, corretores e importadores na já tradicional “Sala Abrapa”, espaço de relacionamento e rodadas de negócios organizado pela entidade. Presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Orcival Guimarães acompanhou de perto a agenda e saiu do evento com uma ‘lição de casa’.
“Ouvimos o mercado e ficou claro que nosso foco é seguir em busca da melhoria contínua do nosso algodão. Temos condições de evoluir ainda e continuar entregando um produto de qualidade. O trabalho feito pelas lideranças da Abrapa e da Ampa ao longo dos anos abriu mercados e consolidou uma reputação sólida – e é nossa missão mantê-la”, afirmou.
Produtor e presidente do Conselho da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato explica que o país ocupa hoje uma posição de liderança em todos os debates globais sobre qualidade. “Como grande exportador, o Brasil é definidor de mercado, o que aumenta nossa responsabilidade”, observou.
Na avaliação do vice-presidente da Abrapa, Celestino Zanella, além da qualidade, os cotonicultores brasileiros têm pela frente outro desafio: contribuir para aumentar o consumo global de algodão. “E estamos no caminho certo, pois a colaboração que estamos construindo com outros países produtores vai resultar na ampliação da demanda pela fibra natural”, analisou.
O evento em Dubai marcou o início de uma série de ações internacionais da Abrapa em outubro. A promoção mundial da fibra brasileira é feita pela Abrapa por meio do Cotton Brazil, programa desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e com apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Saiba mais em www.cottonbrazil.com.