Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global
O segundo navio marca um novo capítulo na eficiência e competitividade da companhia no comércio internacional
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, celebrou hoje a chegada do Brave Future, seu novo navio. O início da operação da embarcação de cerca de R$ 500 milhões, que fará a rota entre Estados Unidos, México e Brasil, marca a ampliação da estratégia da companhia para aumentar a sua autonomia logística, reduzir os custos de transporte marítimo e fortalecer sua competitividade global. A cerimônia de batismo foi realizada, na China, no estaleiro da YAMIC, empresa responsável por construir a embarcação.
Projetado como um transportador de etano com 188 metros de comprimento, capacidade de 36 mil m³ e podendo transportar cargas a uma temperatura de até -104°C, o navio foi financiado pela Ocean Yield e será operado pela Hartmann Reederei. A embarcação conta ainda com um motor bicombustível, que funciona com óleo bunker e etano. O navio tem alta eficiência no consumo de combustível e no sistema de propulsão, tendo emissões de CO2 cerca de 40% inferiores à média da frota em operação.
“O Brave Future é um ativo estratégico que amplia a nossa autonomia logística, confere maior previsibilidade às operações e fortalece a nossa posição como líder global na indústria petroquímica”, destaca Hardi Schuck, diretor da Braskem Trading & Shipping (BT&S). Antes do batismo, a embarcação passou pela fase de sea trials, um rigoroso processo de testes no mar que avalia segurança, velocidade, manobrabilidade e desempenho dos equipamentos antes do início da operação comercial.
Com o novo navio, a Braskem passa a contar com duas embarcações próprias dedicadas ao transporte de etano – Brave Future e Brilliant Future. Em 2026, a BT&S espera a entrega de mais quatro navios para atender a Braskem. Tal estrutura reforça o compromisso da companhia com as soluções logísticas inovadoras, sustentáveis e alinhadas às exigências do comércio marítimo global.