Canal Rural transmite Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/2026 nesta sexta-feira, direto de Porto Nacional (TO)

O Canal Rural transmite, nesta sexta-feira (30), a Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/2026, realizada na Fazenda Alto da Serra (Grupo Wink), em Porto Nacional (TO). O evento, da 14ª temporada do Projeto Soja Brasil, é uma realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil e nesta cobertura conta com o apoio da Aprosoja Tocantins.
É o início oficial da colheita da principal cultura agrícola do país e coloca o Tocantins no centro das atenções do agro nacional. Com o tema “Onde a soja cresce, a transformação acontece”, o evento vai mostrar, na prática, como a cadeia da soja impulsiona desenvolvimento e prosperidade nas regiões onde está inserida — com cases de sucesso e histórias que conectam campo e cidade, traduzindo o impacto econômico e social do agro no Brasil.
A programação começa às 8h no local, com transmissão ao vivo a partir das 9h (horário de Brasília) no Canal Rural, com ampla cobertura multiplataforma — do jornalismo ao serviço — acompanhando o produtor onde ele está. “Estar à frente de um marco como a Abertura Nacional da Colheita da Soja é reafirmar nossa missão de conectar o Brasil ao agro, com informação, presença e entrega real de valor para quem produz e para quem cresce com o setor”, afirma Julio Cargnino, CEO do Canal Rural.
Destaques da programação — A agenda inclui a abertura oficial com anfitriões e parceiros, seguida do
Painel 01 — “A jornada de um biólogo no Agro”, com Richard Rasmussen. Na sequência, o evento traz os cases de sucesso conectados ao tema central e Boletim Climático com a previsão para as principais áreas produtoras do país.
O Painel 02 — “Soja como política de desenvolvimento regional” reúne lideranças políticas e convidados para discutir o papel estratégico da cultura na transformação econômica e social dos territórios. O encontro contará ainda com a participação de autoridades nacionais e estaduais — incluindo nomes confirmados para o evento como a Senadora Tereza Cristina, o Deputado Federal Alceu Moreira e o presidente da Aprosoja, Maurício Buffon, além do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro.
A cerimônia se encerra com o momento simbólico da largada da colheita, com máquinas no campo, seguido de almoço de confraternização com os produtores.
A Abertura Nacional da Colheita da Soja integra o projeto Soja Brasil e conta com patrocínio da Mitsubishi, da Intacta 2 Xtend, Ihara e ProFarm. A coordenação técnica é da Embrapa e a consultoria é da Safras & Mercado e da Climatempo. A realização local é da Aprosoja Tocantins, com apoio do Grupo Wink, anfitrião do evento na Fazenda Alto da Serra, Sebrae e Faet.






