Casa no litoral recebe sistema inovador StoTherm para enfrentar desafios estruturais e ambientais
Residência de alto padrão na costa brasileira contou com soluções customizadas da Sto Brasil para superar complexidades construtivas e condições climáticas extremas
Executada ao longo de um ano, obra teve produtos Sto Brasil aplicados em quase 2mil metros quadrados de fachada – Divulgação Sto Brasil
Uma imponente casa de praia localizada no litoral paulista tornou-se referência na aplicação de sistemas termoisolantes de alta performance. O projeto, que demandou soluções técnicas específicas para enfrentar desafios estruturais únicos e condições ambientais extremas, resultou na implementação de um sistema customizado da Sto Brasil que combina múltiplas tecnologias para garantir durabilidade e desempenho excepcionais.
Desafios Técnicos Complexos
A residência apresentava características construtivas que exigiam uma abordagem técnica diferenciada. Com estrutura em aço pesado, laje do tipo mista metálica e concreto (Steel Deck), vigas de balanço em Madeira Laminada Colada (GluLam) e vedação executada em bloco de concreto celular, o conjunto construtivo apresentava alto risco de fissuração devido às diferentes movimentações térmicas dos materiais.
Além dos desafios estruturais, a localização beira-mar, encostada na serra e em meio à densa vegetação da Mata Atlântica, criava um microclima com variações térmicas extremas – combinando clima de serra com ambiente marinho agressivo. A presença de fauna local, incluindo pica-paus e maritacas, adicionava outro fator de complexidade ao projeto.
Construção combina estrutura mista de aço e madeira em ambiente desafiador entre serra e mar – Divulgação Sto Brasil
Solução Técnica Integrada
Para atender às especificidades do projeto, a FCH Engenharia desenvolveu com a Sto Brasil uma solução integrada que combina diferentes sistemas e produtos.
“Definimos primeiramente o sistema EIFS como tecnologia a ser adotada para as fachadas dessa residência, pois é uma tecnologia que nos permite revestir bases complexas como estrutura metálica sem a utilização de juntas de dilatação, além de reduzir pontes térmicas na edificação. Após definir esta tecnologia, a STO foi escolhida uma vez que a empresa traz uma linha completa para as camadas do sistema, trazendo acabamentos tecnológicos com alto potencial de desempenho. No caso desta edificação na praia, foi escolhida a nanotecnologia StoColor Dryonic, que foi desenvolvida para secar as fachadas mais rapidamente após a formação de chuva, neblina e orvalho. Com isso, propusemos um sistema em que a edificação ganhou um revestimento com maior durabilidade, além de ganhar no conforto térmico proporcionado pelo sistema StoTherm EIFS”, explica Fabiana Ribeiro, da FCH Consultoria.
StoTherm Next Impact EIFS: O sistema de isolamento térmico contínuo da Sto, com ultraresistência foi especialmente escolhido para enfrentar tanto os riscos de movimentações estruturais, como também os temidos pica-paus. Baseado em um conjunto de placas isolantes em EPS de alta densidade que não propagam chamas, com espessura superior a 5 centímetros para maior absorção de movimentos, o sistema StoTherm também conhecido como ‘reboco sintético’, nesta fachada foi combinada com uma tela de fibra de vidro pesada e um ‘base coat’ orgânico. O sistema é leve, garante conforto térmico, infinitas possibilidades de acabamentos, além de proporcionar uma fachada sem fissuras, graças aos componentes de alta qualidade e a instalação conforme projeto e manuais. É um sistema de revestimento de fachadas de alta performance e eficiência energética. Em função das características do local da construção, a solução utilizada na camada de cobertura do sistema foi Sto Armat Classic Plus com Sto Tela Intermediária, tela mais espessa e resistente para melhorar o controle de fissuração e aumentar a resistência a impactos. Esta configuração de telas proporciona maior resistência mecânica e durabilidade ao sistema, especialmente importante em ambientes com fauna agressiva. Completam as soluções do sistema o StoGuard®, barreira de ar e umidade. Aplicado como primeira camada, o sistema de membrana hidrófuga atua como barreira de vapor e umidade, protegendo a estrutura de aço, o bloco celular e as estruturas de madeira próximas ao sistema de revestimento. Este sistema protege principalmente a estrutura do edifício, proporcionando proteção contínua, ideal para construções secas
StoColor Dryonic: Tinta com características hiperhidrófobas, desenvolvida especificamente para evitar a reprodução de microrganismos em ambientes marítimos e com alta umidade, oferecendo resistência superior contra algas e fungos. A pintura exterior da gama StoColor Dryonic possui uma estrutura microscópica que repele a umidade, não emprega substâncias biocidas em sua formulação, e é um revestimento à base acrílica com uma microtextura projetada que seca fachadas rapidamente após chuva, neblina e formação de orvalho. Esta tecnologia biônica garante proteção duradoura sem o uso de biocidas, sendo especialmente eficaz em ambientes tropicais úmidos.
StoLit 2.0: Acabamento com textura de grão de 2 milímetros, proporcionando maior resistência superficial. A textura rugosa oferece melhor resistência a impactos e maior durabilidade em condições climáticas extremas, além de proporcionar um acabamento estético diferenciado.
StoTurbo Stick Mini: Adesivo de poliuretano de baixa expansão substitui o sistema convencional de colagem, oferecendo tempo de secagem mais rápido e aderência superior sobre superfícies complexas. Este produto permite maior flexibilidade de aplicação em condições climáticas adversas e garante aderência otimizada em substratos diversos.
Para atender às especificidades do projeto FCH Consultoria desenvolveu com Sto Brasil uma solução integrada que combina diferentes sistemas e produtos para máxima performance – Divulgação Sto Brasil
Execução Especializada
O projeto contou com treinamento específico conduzido por especialistas dos Estados Unidos para a equipe local, garantindo a correta aplicação dos sistemas de alta tecnologia. A obra foi executada ao longo de um ano, por um instalador credenciado Sto, a NeoArt, aplicando 1.527 metros quadrados de fachada
“Sempre que utilizamos o sistema EIFS como solução em uma determinada edificação, fazemos um estudo cuidadoso durante o desenvolvimento do projeto de produção, que envolve a especificação completa e detalhes específicos para esta obra. São avaliados os comportamentos de diferentes materiais e cores presentes nas fachadas, o comportamento diferencial da estrutura e da base, bem como as condições externas a que a edificação estará sujeita. Além disso, são considerados os muitos pormenores, tais como a compatibilização do revestimento com demais elementos que farão interface com o revestimento da fachada. Na edificação em questão, tínhamos paredes em blocos cerâmicos e um trecho da vedação em placas cimentícias, o que exigiu um conjunto de camadas com espessuras e tratamentos diferentes que resultaram num plano nivelado. Portanto, desenvolvemos o Projeto Executivo de Revestimento de Fachadas detalhando em Elevações, a paginação das placas de isolamento térmico EPS, segundo regras fundamentais da Sto para o perfeito desempenho do sistema. Para soluções especificas de projeto, apresentamos detalhes com maior escala em que foram estudadas as interfaces com outros sistemas, como por exemplo, o sistema de impermeabilização da cobertura”, detalha explica Fabiana Ribeiro, da FCH Consultoria.
Inovação e Sustentabilidade
A solução implementada representa um marco na aplicação de sistemas de isolamento térmico contínuo em condições extremas no Brasil. A combinação de tecnologias permitiu criar uma barreira eficiente contra as intempéries, garantindo proteção contra a corrosão, controle térmico eficiente e resistência à fauna local, tudo isso em conformidade com as exigências ambientais de uma área de preservação.
Segundo o engenheiro Ary Tavares, gerente técnico da Sto Brasil, “foram fatores preponderantes para a utilização do sistema as características únicas do local e as especificidades construtivas. Desenvolvemos uma solução que atende simultaneamente aos riscos de predadores naturais e às movimentações estruturais complexas, algo inédito em nossa experiência”.
O projeto envolveu importantes players do mercado da construção civil:
- Construtora: Cimenge
- Gerenciamento – Tecsa
- Arquitetura: Perkins & Will
- Projeto de fachada: FCH Consultoria
- Instalador Credenciado: NeoArt
- Sistema EIFS : StoTherm Impact
“Esta obra reafirma a posição da Sto Brasil como referência em soluções técnicas customizadas para projetos de alta complexidade no mercado brasileiro, demonstrando a capacidade de adaptar tecnologias internacionais às especificidades locais”, finaliza William Medeiros, Diretor Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil.