Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil “Lagoas Rodrigo de Freitas”

Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil "Lagoas Rodrigo de Freitas"

Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil “Lagoas Rodrigo de Freitas”

Em 2023, foram coletados cerca de 553 milhões de litros do resíduo e destinados ao rerrefino.

O OLUC é aquele resíduo preto que sai dos motores após a troca do óleo e é um vilão ambiental classificado como altamente contaminante. Ele está presente em motores de automóveis e equipamentos industriais, e deve ser destinado de forma adequada, sendo considerado altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular.

Devido ao impacto ambiental significativo, a legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino e proíbe o uso do resíduo como combustível ou para quaisquer outros fins.

Rerrefino é o termo que descreve o processo industrial de reciclagem do OLUC, que consiste na transformação do resíduo em óleo básico, matéria prima para produção de óleos lubrificantes. O Brasil possui uma planta de rerrefino, pertencente à Lwart Soluções Ambientais, que é capaz de realizar esse processo praticamente sem gerar resíduos, sendo um exemplo de logística reversa perfeita.  E é por isso que o rerrefino do OLUC contribui diretamente para a sustentabilidade no país e evita a contaminação de recursos naturais.

Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil "Lagoas Rodrigo de Freitas"
Pauta fotográfica sobre o lixo acumulado na praia de ipanema durante o verão carioca.

O potencial de contaminação do OLUC é muito alto, imaginar a contaminação de 89 mil Lagoas Rodrigo de Freitas nos faz refletir em como ações ambientais efetivas são parte da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas que nos afetam. Apesar de termos uma legislação consistente é preciso aumentar a conscientização da população. O OLUC é um resíduo que está presente no cotidiano das pessoas, porém invisível, uma vez que fica armazenado dentro dos motores dos nossos carros, motos, no transporte coletivo, e a sua troca e manuseio ocorre em oficinas e/ou postos de combustíveis, super trocas, por exemplo. Por isso, sempre orientamos a questionar nos estabelecimentos: Para onde vai o óleo lubrificante usado após a troca?”, afirma Aylla Kipper, presidente da AMBIOLUC, entidade que representa a logística reversa do setor de rerrefino de óleo lubrificante usado no País e Head de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais.

De acordo com a executiva, o Brasil possui tecnologia, expertise e legislação na vanguarda da gestão ambientalmente correta desse resíduo. A forma como o País vem avançando anualmente ao ampliar o volume de OLUC coletado demonstra uma maturidade tecnológica na indústria nacional de rerrefino, assim como uma capilaridade logística para coletar o resíduo em todo o território nacional.

Podemos nos orgulhar de o País ser um case de sucesso mundial na gestão desse resíduo, seja pela força da legislação, seja pelo potencial industrial e tecnológico. Uma das maiores rerrefinarias de OLUC do mundo está instalada no interior paulista, finaliza Aylla.

Mais informações em www.lwart.com.br.

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