CBA conclui processo de aquisição de participação em ativos de energia eólica da Casa dos Ventos

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) – CBAV3 – anuncia a conclusão da aquisição de participação em ativos de autoprodução de energia eólica, que fazem parte do Complexo Serra do Tigre, detidos pela Casa dos Ventos. O acordo entre as partes cumpriu as condições precedentes, incluindo a aprovação, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
O acordo com a Casa dos Ventos prevê o fornecimento de 60 MWm, com suprimento destinado à Fábrica Alumínio (SP), antecipado para 2025.
O Complexo Serra do Tigre fica localizado no Rio Grande do Norte (RN) e a gestão da operação e manutenção dos ativos será de responsabilidade da empresa geradora.

Com a conclusão desta transação, a CBA dá mais um passo importante na execução da sua estratégia de competitividade por meio de um portfólio de energia resiliente, diversificado e sustentável, capaz de atender às necessidades de curto, médio e longo prazo da Companhia.
Fundada em 1955, a CBA tem uma das mais baixas emissões de gases de efeito estufa na indústria do alumínio, cerca de 4 vezes menores do que a média mundial. Ainda assim, tem como meta reduzir em 40% as emissões até 2030, compreendendo desde a etapa da mineração da bauxita até a fundição.
Acordos como esses são um dos principais impulsionadores da matriz renovável brasileira. Com leilões do mercado regulado menos frequentes e com menor tamanho, os contratos de longo prazo entre empresas comprometidas com a descarbonização e geradores de energia contribuem para aumentar a participação renovável na matriz elétrica e acelerar a transição energética do país.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

									 
					




