Cetesb e Unica firmam acordo para modernizar gestão ambiental e impulsionar transição energética no setor sucroenergético

Cetesb e Unica firmam acordo para modernizar gestão ambiental e impulsionar transição energética no setor sucroenergético

Parceria vai transformar resíduos em energia, aprimorar o uso de biofertilizantes e o monitoramento da água, além de capacitar técnicos e empresas do setor de etanol e açúcar

Cetesb e Unica firmam acordo para modernizar gestão ambiental e impulsionar transição energética no setor sucroenergético

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Única) firmaram ontem (04), um acordo de cooperação técnica que pretende consolidar a forma como o setor sucroenergético paulista lida com o meio ambiente. A parceria busca otimizar o uso e o aproveitamento dos resíduos na produção sucroenergética.

A assinatura aconteceu durante o Summit Agenda SP + Verde, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e representa um passo importante na modernização da gestão ambiental e no avanço da transição energética do setor, com foco em inovação, capacitação e eficiência regulatória.

“O setor sucroenergético é uma peça-chave na transição energética do estado de São Paulo. Essa parceria é um marco no diálogo entre a Cetesb e a indústria, para que possamos estabelecer mecanismos mais modernos, seguros e alinhados com as práticas internacionais de economia circular”, afirmou Thomaz Toledo, diretor-presidente da Cetesb.

Da vinhaça à energia limpa

Um dos principais eixos do acordo trata do aproveitamento de subprodutos da cana-de-açúcar, como a vinhaça (líquido rico em nutrientes e matéria-orgânica que sobra após a destilação do etanol), e a previsão para a queima de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) em caldeiras da indústria sucroenergética.

O objetivo é aperfeiçoar o uso dos resíduos da produção sucroenergética e prever auxílio a outros setores na conversão de eventual passivo ambiental associado ao CDR em fonte de energia renovável, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e estimulando a economia circular. Com as novas diretrizes, usinas poderão gerar eletricidade ou calor a partir desses resíduos, dentro de parâmetros técnicos definidos pela Cetesb, além de ampliar a adoção de práticas de economia circular na produção sucroenergética paulista

“A produção sustentável de energia renovável pela cadeia sucroenergética tem ganhado novos contornos, com a ampliação dos energéticos extraídos da biomassa e a intensificação de práticas de economia circular, com o uso da vinhaça, da torta de filtro e no futuro o aproveitamento de resíduos de outros setores”, conclui Evandro Gussi, presidente da Unica.

Com o novo acordo, técnicos da Cetesb e da Unica irão revisar parâmetros e propor novas orientações para o uso da vinhaça localizada, de águas residuárias e queima a possibilidade de queima de CDR nas caldeiras das plantas sucroenergéticas. A medida busca garantir o reaproveitamento hídrico de forma segura, sem comprometer a qualidade das águas subterrâneas e superficiais, além intensificar o uso de biofertilizante derivado da produção sucroenergética.

Formação e capacitação

O acordo também prevê ações voltadas à formação profissional de engenheiros, gestores e técnicos do setor. A Escola Superior da Cetesb será responsável por oferecer um curso de capacitação em licenciamento ambiental, com foco na atualização de conceitos e na aplicação prática das normas.

O programa tem como objetivo ampliar o entendimento sobre a legislação ambiental, disseminar boas práticas e fortalecer a segurança jurídica na relação entre as empresas e o órgão licenciador. A primeira turma será lançada na data de assinatura do acordo.

O acordo terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante interesse das partes. Um Comitê Técnico de Cooperação, com representantes da Cetesb e da Unica, será responsável por acompanhar a execução, avaliar os resultados e propor novos planos de trabalho.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades