Circuito Arena Fungicidas 2025 tem início com foco em manejo integrado e diálogo com produtores
Primeira etapa da série de eventos da ADAMA acontece no Cerrado Mineiro e reúne agricultores e especialistas para discutir estratégias de manejo e preparar o campo para a safra 2025/26
Primeiro evento da série foi realizado na fazenda do Grupo Agro Silva, em Patrocínio (MG)
A ADAMA inicia, neste mês, mais uma edição do Arena Fungicidas, série de eventos itinerantes voltados a agricultores de diferentes regiões do Brasil. Com o objetivo de compartilhar conhecimento técnico e promover o diálogo sobre estratégias de manejo para os principais desafios fitossanitários da soja, a ação se estenderá até outubro e passará por diversas cidades, de 11 estados – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins, Maranhão e Rondônia.
A primeira parada da edição 2025 aconteceu em Patrocínio (MG), no Cerrado Mineiro, reunindo mais de 50 produtores da região. O foco foi discutir o cenário fitossanitário da safra 2025/26, com destaque para o manejo das manchas foliares — especialmente cercospora, septoria e mancha-alvo — doenças que têm impactado a produtividade nas últimas safras. Também foram apresentadas estratégias de prevenção à ferrugem asiática que, embora não tenha sido o principal problema nas últimas duas safras, continua exigindo atenção constante dos produtores.
Com o objetivo de aprofundar o debate e trazer orientações práticas, o evento contou com a participação do pesquisador Luis Henrique Carregal, engenheiro agrônomo e mestre em fitopatologia pela UFLA, reconhecido por sua experiência no manejo de doenças na soja. Carregal apresentou de forma técnica e aplicada os principais pontos de atenção para a próxima safra, reforçando a importância de um manejo integrado e adaptado à realidade local. Sua abordagem aproximou o conhecimento científico da prática no campo, promovendo um diálogo direto e produtivo com os participantes.
O Arena Fungicidas mantém o formato de talk show interativo, como nos últimos anos, com pesquisadores nacionais e influenciadores regionais respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas diretamente com os produtores. “Estamos prontos e ao lado do produtor, escutando suas demandas e oferecendo soluções técnicas que atendam às necessidades de cada realidade”, afirma Daniel Sala de Faria, engenheiro de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA.
Entre as soluções destacadas estão os fungicidas com tecnologia T.O.V. — Armero®, Blindado® T.O.V. e Almada® — e o Across®, produto versátil que amplia as opções de manejo do produtor. “Cada evento conta com um pesquisador que conhece profundamente as particularidades locais, garantindo assertividade nas recomendações técnicas”, complementa Faria.
A expectativa da ADAMA é repetir o sucesso da edição anterior, mantendo o formato interativo que favorece o diálogo real entre agricultores e especialistas. A iniciativa também busca preparar o agricultor para uma safra promissora, em um cenário de neutralidade climática (sem influência significativa de El Niño ou La Niña), mas que exige atenção redobrada às doenças. “Nosso propósito é deixar o produtor pronto para os desafios da safra, munido de informação técnica confiável e das melhores ferramentas de manejo”, reforça Faria.