Citrosuco apresenta ganho de eficiência operacional na gestão logística utilizando solução Open Logistics da nstech
Alcançando 20% de aumento de performance da frota caminhões e índices de pontualidade dos agendamentos em 98%, parceria entre as empresas ampliou visibilidade operacional da maior produtora de suco de laranja do Brasil
Divulgação/Citrosuco
Após um ano de parceria estratégica com a nstech, maior empresa de software de supply chain para América Latina, a Citrosuco, uma das principais exportadoras de suco de laranja do mundo, apresenta ganho de 20% em eficiência da frota de caminhões outbound, índice de pontualidade dos agendamentos na operação, saltou de 38% para 92% e redução expressiva nos tempos de pátio em 50%.
A melhoria da visibilidade da operação é o objetivo central da parceria entre Citrosuco e nstech. Com a implementação do Centro de Controle Logístico Digital, aplicando conceito de torre de controle, aliados a sistemas de gestão de pátio e agendamento, software de monitoramento logístico online, tecnologia embarcada nos veículos e inteligência artificial aplicada à prevenção de acidentes.
O projeto contou com cinco pilares estratégicos: busca pela eficiência operacional no transporte; aumento de produtividade e aprimoramento do nível de serviço; gestão preditiva e preventiva; parceria com transportadores e motoristas e redução de emissão de CO2 no transporte.
“A integração logística é o ponto-chave da parceria da nstech com a Citrosuco, isto é, integrar os processos de transporte para aumentar a produtividade das etapas envolvidas em planejamento. Esse pensamento é importante pois passamos a entender a eficiência logística como um diferencial competitivo para as empresas de forma a reduzir tempo dos caminhões no pátio, atribuir mais visibilidade e segurança na operação, ter uma comunicação ágil com motoristas e automatizar processos com gestão simplificada”, analisa Rodrigo Conti, diretor comercial da nstech.
Por meio dessa parceria, a Citrosuco consegue monitorar, rastrear e gerenciar de forma mais eficaz cerca de 140 veículos de sua frota, utilizando tecnologias avançadas, como IoT (Internet das Coisas), análise de dados e inteligência artificial.
“Como evolução do projeto CCL Digital, estamos ampliando a colaboração entre a cadeia, compartilhando informações em tempo real para a operação e transportadores, com objetivo de buscar a excelência no cadenciamento do fluxo e tratativa de desvios. Com o avanço da inteligência artificial, esperamos conectar as análises dos dados gerados para acelerar a tomada de decisão e acompanhar o dinamismo de nossa operação logística”, comenta Fernando Maziero, Gerente de Logística da Citrosuco.