CJ Selecta é destaque em publicação internacional do WWF por sistema de rastreabilidade de soja

CJ Selecta é destaque em publicação internacional do WWF por sistema de rastreabilidade de soja

Com o estudo, companhia se consolida como referência mundial em cadeias livres de desmatamento

A CJ Selecta, produtora brasileira de SPC (Concentrado Proteico de Soja), óleo de soja, lecitina, etanol de soja e fertilizantes organominerais, participou de um estudo do WWF-Brasil sobre cadeias de suprimentos livres de desmatamento, e foi citada como referência em uma publicação internacional do WWF, que também destaca casos da China, Noruega, Gana, Argentina, Indonésia, Gabão e Amazônia Peruana. O objetivo do relatório é mostrar como é possível ter cadeias livres de desmatamento em todo o mundo.

O case, lançado durante a COP30 e apresentado pelo WWF-Brasil durante webinar sobre a EUDR (Regulamento da União Europeia contra o Desmatamento), no mês de novembro, relata a jornada da empresa rumo a uma cadeia livre de desmatamento. A publicação analisa o sistema de rastreabilidade e as políticas de originação através do bloqueio imediato de fornecedores envolvidos em desmatamento, trabalho análogo à escravidão ou conflitos fundiários. Esse nível do controle de origem até a fazenda é essencial para identificar e mitigar os riscos de violações de direitos humanos, conversão e desmatamento.

CJ Selecta é destaque em publicação internacional do WWF por sistema de rastreabilidade de soja
Alessandro Reis é CEO da CJ Selecta

“O nosso trabalho, como resume esse retorno tão importante, se destaca por três pilares centrais: rastreabilidade, com geomonitoramento contínuo e rastreabilidade completa das cadeias direta e indireta; cuidado, com análises de sobreposição a áreas sensíveis e forte rigor socioambiental; e ação, com metas alinhadas aos padrões globais e avanço acelerado rumo aos 100% livres de desmatamento no Cerrado”, explica o CEO da empresa, Alessandro Reis, ao frisar que o valor CJ Selecta vai além do ingrediente. “Está na história de confiança, processo e legado que acompanha cada tonelada de soja”, complementa.

Para ele, a publicação confirma que sustentabilidade não é atributo acessório, mas diferencial competitivo, por isso, estar entre as iniciativas mais avançadas do mundo reforça a seriedade do trabalho conduzido há anos. “Construímos um modelo de negócio baseado em transparência, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental. Esse reconhecimento internacional nos mostra que estamos no caminho certo e que a soja brasileira pode ser sinônimo de confiança, qualidade e conformidade global. Nosso compromisso é seguir elevando o padrão da cadeia e ampliando o valor para clientes, parceiros e para o país”, afirma.

O relatório destaca que a CJ Selecta não vende apenas soja ESG, mas segurança sanitária e garantia de fornecimento. O sistema da empresa combina dados geoespaciais, auditorias recorrentes, verificações legais e um processo rígido de tomada de decisão.

“O nosso valor não está apenas na soja, mas na história que acompanha cada carga. Assim como o salmão da Noruega carrega o prestígio do território e o Champagne carrega o rigor do processo, nós entregamos rastreabilidade completa, critérios técnicos sólidos e uma cadeia livre de desmatamento. O que oferecemos ao mercado não é somente uma soja ESG, mas segurança, confiança e a certeza de que existe responsabilidade socioambiental em cada etapa da produção”, reitera o CEO.

O nível de rigor da companhia, inclusive, levou à perda de parte dos fornecedores indiretos. A decisão reforça a integridade do compromisso e evita qualquer associação com áreas recentemente desmatadas.

Por que a CJ Selecta integrou um estudo do WWF?

CJ Selecta é destaque em publicação internacional do WWF por sistema de rastreabilidade de soja

Como explica o especialista em Conservação do WWF-Brasil, Pablo Majer, a participação no case teve origem no histórico da companhia na busca pela originação DCF (Desmatamento e Conversão Zero) e pelos avanços na agenda ESG nos últimos anos provando que é possível ter uma cadeia de commodity livre de desmatamento e conversão: “O estudo de caso realizado pelo WWF-Brasil juntamente com a CJ Selecta permitiu ratificar que suas políticas de originação e sistemas de rastreabilidade e monitoramento atendem aos critérios de desmatamento e conversão zero (de acordo com o Accountability Framework – AFi), além dos critérios para eliminação de violações aos direitos humanos estabelecidos pela sociedade civil brasileira como referência internacional”.

Os guias e plataformas criados pelo WWF-Brasil e seus parceiros permitem que as empresas possam ser protagonistas em suas trajetórias de implementação de políticas de originação DCF, sendo um passo importante para erradicarmos o desmatamento e a conversão até 2030.

A organização também destaca o impacto do compromisso da CJ Selecta no combate ao desmatamento no Brasil e no cumprimento de regulações como a EUDR, enviando um sinal forte ao mercado, de que soja de área desmatada não terá acesso a mercados mais exigentes. Além disso, também contribui para a condução de devida diligência em direitos humanos, de acordo com guia do WWF para cadeias de commodities.

Para Majer, iniciativas como essas aumentam a transparência, fortalecem a governança e ampliam a confiança internacional na soja brasileira, especialmente em um momento sensível, marcado por pressões contra mecanismos como a Moratória da Soja. “O Brasil só se tornou um dos maiores exportadores globais após assegurar ao mercado internacional que sua soja não se expandia mais nas florestas amazônicas. A postura da CJ Selecta ajuda a preservar essa credibilidade e a proteger o valor do país no exterior, e é mais uma prova de que por meio de medidas estruturantes e transformacionais é possível ter um mercado totalmente livre de desmatamento e conversão”, destaca Majer.

 Sustentabilidade é inegociável

Para a Head de ESG e Comunicação da CJ Selecta, Patrícia Sugui, o reconhecimento reforça ainda a relevância do investimento contínuo em tecnologia, controle e governança – itens de extrema importância para a empresa.

“Construímos um sistema que integra rastreabilidade completa, monitoramento diário, análise de riscos e protocolos rigorosos para tomada de decisão. Nosso foco é garantir uma cadeia livre de desmatamento da porteira até o cliente final, com total transparência. A publicação do WWF confirma que nossa metodologia é sólida e replicável, e mostra que é possível combinar eficiência produtiva, conformidade internacional e impacto socioambiental positivo”, finaliza.

Sobre as publicações citadas:

Estudo de caso de cadeias livres de desmatmento (DCF) que inclui a CJ Selecta: Time to act: Showcasing, incentivizing and upscaling deforestation- and conversion-free supply chains | WWF

Guia introdutório para empresas que operam no Brasil sobre Devida Diligência em Direitos Humanos: devida-diligencia-em-direitos-humanos-para-cadeias-de-commodities.pdf

Guia de monitoramento de produtos livres de desmatamento e conversão (DCF) para commodities originadas no Brasil (soja, milho e algodão):  criterios–minimos-de-monitoramento-de-produtos-livres-de-desmatamento-e-conversao_dc.pdf

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades