Com ações em diversas regiões do Brasil, o Dia do Bem Fazer reúne mais de 4.000 participantes
Além da construção de praças e espaços brincantes, a iniciativa promoveu a revitalização de escolas, centros de convivência, brinquedotecas, entre outras.
Com cerca de 4.000 participações voluntárias, foram realizados projetos em 15 municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País, que contaram com investimentos de aproximadamente R$ 1,7 milhão, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Este é o balanço da edição de 2025 do Dia do Bem Fazer, iniciativa do Instituto Camargo Corrêa e do Instituto InterCement em parceria com o Poder Público, sociedade civil e diversas empresas apoiadoras. A estratégia envolveu a realização de projetos de melhorias na infraestrutura de equipamentos públicos e organizações sociais, além da mobilização social para a promoção de atividades gratuitas voltadas à saúde, ao bem-estar físico e mental, e de incentivo ao voluntariado.
Sob o tema “Conexão Social Saúde e Bem-Estar”, todos os projetos – realizados simultaneamente nos dias 15 e 16 de agosto, mês dedicado ao voluntariado –, foram definidos de acordo com as demandas das comunidades locais. E, ainda, incluíram atividades gratuitas de saúde e bem-estar, como oficinas de meditação, yoga, culinária saudável e rodas de conversa, construção de espaços de leitura e de brincadeiras, além da revitalização de espaços públicos, como praças e escolas, montagem de brinquedotecas e mutirões como os de assuntos jurídicos, entre outras. As ações beneficiam 15 municípios: Apiaí, Campinas, Cajati, Itaoca e São Paulo (SP); Santana do Paraíso e Ijaci (MG); Candiota e Nova Santa Rita (RS); Bodoquena (MS); Campo Formoso (BA); Cezarina (GO); Ipojuca (PE); Londrina (PR); e São Miguel dos Campos (AL).
Devido a chuvas no Nordeste, as atividades em Ipojuca (PE) foram adiadas para o dia 30 de agosto, e em São Miguel dos Campos (AL) para 13/9. Em parceria com WTC Woman, Curitiba receberá uma ação do Dia do Bem Fazer em setembro.
“Há 16 anos, O Dia do Bem Fazer busca transformar comunidades. Ao final, nós e os voluntários fechamos a ação de forma transformada. E com 15 cidades e regiões distintas, o desafio era promover mudanças e oferecer iniciativas que, realmente, tivessem impacto no dia a dia de cada pessoa beneficiada. Observar no olhar das crianças, dos jovens, dos idosos o sentimento de gratidão nos fortalece para projetar os próximos anos”, destacou a diretora executiva do Instituto Camargo Corrêa e do Instituto InterCement, Bárbara Bueno.
Entre os 15 municípios beneficiados, no Vale do Ribeira/SP, Apiaí recebeu três novos espaços Brincantes nos bairros Conceição do Herval, Encapoeirado e Caximba. Já Cajati foi contemplado com a revitalização de duas salas de aula e a criação de um espaço de leitura ao ar livre, que compõe o projeto Raízes e Asas, na Escola Municipal Jardim São José. E Itaoca teve o espaço esportivo do Bairro Fazenda revitalizado.
O diretor financeiro da InterCement Brasil, Armando Silva, salienta que o resultado da edição deste ano consolida o projeto como uma importante iniciativa de mobilização social. “O Dia do Bem Fazer superou as metas previstas para o ano de participação e investimento de parceiros, reafirmando sua relevância como uma das principais iniciativas de fomento à participação voluntária da companhia. A cada edição, temos um maior engajamento da comunidade, do Poder Público e das empresas, o que fortalece a credibilidade do projeto e amplia seu impacto nas localidades onde é realizado.” Ele ainda acrescenta que a parceria é o caminho para uma sociedade mais justa, sustentável e digna para todas e todos.
Sobre o Instituto Camargo Corrêa e o Instituto InterCement
O Instituto Camargo Corrêa é o responsável por definir estratégias, criar metodologias e implementar o investimento social privado da MOVER e suas investidas, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. A partir de maio de 2025, o Instituto Camargo Corrêa e o Instituto InterCement unificam suas ações em um movimento estratégico, ampliando a capacidade de gerar resultados ainda mais significativos para a sociedade. A atuação se concentra em ações eficazes e com impacto social relevante, sempre alinhadas à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São iniciativas que empoderam as pessoas e oferecem infraestrutura social, permitindo que se tornem protagonistas de suas próprias histórias, transformando suas vidas e impulsionando o desenvolvimento de suas comunidades.